Obras Públicas

Publicado em: 17/10/2023 14:59 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Chuvas destroem residência no Jardim Europa

Prefeitura realoca moradores e presta assistência

Chuvas destroem residência no Jardim Europa Enxurrada causou estragos e comprometeu estrutura de residência
Homero Pavan

As fortes chuvas que se abateram sobre Jacarezinho na tarde desta segunda-feira (dia 16) e madrugada de terça (dia 17) destruíram uma residência no Jardim Europa. Felizmente não houve vítimas, apenas danos patrimoniais.

As secretarias municipais de Conservação Urbana, Desenvolvimento Urbano e Assistência Social se mobilizaram e promoveram a mudança da família residente no local. O bairro está em obras para implantação das infraestruturas básicas, como galerias pluviais, meios-fios e asfalto, obras essas que contribuíram para os estragos devido às escavações.

Nas imediações da residência afetada seria construído um dissipador da energia das águas e a implantação da galeria. A Prefeitura havia construído um muro, que também foi destruído.

O prefeito Marcelo Palhares acompanhou os trabalhos de remoção da família, e gravou um vídeo para publicação nas redes sociais onde lamenta o ocorrido e coloca a estrutura da administração municipal para amparar a família nesse momento dramático.

“Pensamos primeiro no bem-estar das pessoas e vamos atender a população, não podemos desamparar ninguém, estamos aqui fazendo nossa parte, nosso papel, pensando sempre nas famílias”, afirma.

O prefeito lembra que o anseio de toda a comunidade do Jardim Europa era a pavimentação completa do bairro, e agradece a todos pela compreensão de que esse tipo de problema é inerente a realização de obras em bairros habitados. “Lamentamos os transtornos e vamos nos empenhar para que as obras sejam aceleradas e concluídas no menor espaço de tempo possível”, pontua.

Precipitação

Em Jacarezinho, choveu cerca de 100 mm em algumas horas, entre o final da tarde e a madrugada de segunda para terça-feira. As chuvas vieram acompanhadas de rajadas de vento que causaram estragos no Centro de Eventos, com o destelhamento da Churrascaria. Algumas tendas de lona armadas para a realização da Ficafé também foram arrancadas com a força do vento. Mesmo assim, a Ficafé foi oficialmente aberta no início da manhã de terça-feira, dia 17, conforme o planejado.

Outros estragos

Uma obra em andamento na Vila Setti causou pânico nos moradores devido ao acúmulo de água e a força das enxurradas. O local havia apresentado problemas no final de 2022, e a Prefeitura havia iniciado o trabalho de conserto de galerias existentes no local.

Em uma estrada rural, no bairro Ouro Grande, a água arrancou o leito da estrada. E na Rua São Paulo, que desde a pavimentação do Jardim Scylla Peixoto não apresentava problemas, houve um deslizamento de terras provenientes da rua que está sendo aberta para a construção do Ambulatório Médico de Especialidades.

No Jardim Europa, onde foram verificadas as piores ocorrências, diversas ruas estão sem condições de tráfego e os moradores não conseguem chegar em suas casas ou guardar seus veículos nas garagens.

A Prefeitura informa que está ciente de todas essas situações e que irá tomar as providências necessárias para sua regularização.

“Dependemos de uma trégua nas chuvas, pois molhado do jeito que está as máquinas não resolvem os problemas, pelo contrário. Precisamos que haja uma estiagem para que possamos atuar a contento. Enquanto isso vamos procurar acudir as principais emergências”, esclarece o secretário municipal de Conservação Urbana, Fabiano Possetti Néia.