Brasão

Escudo clássico flamengo-ibérico, encimado pela coroa mural de oito torres, de argente. Em campo pleno de argente, posto em abismo, um jacaré estilizado de sable, rompante e passante sobre a primeira das três faixas ondeadas de blau, postas em contra-chefe. Como suportes, à destra, um galho de café frutificado ao natural e à sinistra uma haste de cana, também ao natural, entrecruzadas em ponta, sobre as quais se sobrepõe um listel de goles contendo, em letras argentinas, o mote latino IBIT IN SAECULA.

Simbologia

O escudo clássico flamengo-ibérico, também impropriamente denomindado escudo português, é usado para representar o Brasão de Armas de Jacarezinho, obedecendo a uma tradição largamente difundida em nosso país, evocando a raça colonizadora e principal formadora da nacionalidade brasileira.

A coroa mural que se sobrepõe ao escudo é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo argente, de oito torres, das quais apenas cinco são visíveis em perspectivas no desenho, classifica a cidade que representa na Segunda Grandeza, ou seja: sede de Comarca.

O metal argente (prata) do campo do escudo é símbolo heráldico da paz, trabalho, de prosperidade e da amizade, qualidades que se identificam como o ambiente em que se desenrola a vida Municipal. Em abismo, centro ou coração do escudo, o jacaré estilizado de samble (preto), rompante (patas dianteiras levantadas) e passante (caminhando), vem a se constituir no parlantismo do Brasão, posto que evoca o topônio da cidade: Jacarezinho.

A cor sable (preto) simboliza em heráldica a austeridade prudência, sabedoria e moderação, predicados atribuídos aos poderes municipais que exercem o mandato outorgado pelo povo.

As três faixas ondeadas de blau (azul) representam os três rios mais importantes do Município: Jacaré, Paranapanema e Prata.

A cor blau (azul) é símbolo de justiça nobreza, perseverança, zelo e lealdade, predicados que são atribuídos ao povo de Jacarezinho, em seus propósitos de engrandecimento da cidade, aplicados ao cumprimento fiel das leis emanadas de seus governantes.

Nos ornamentos exteriores, o café e a cana-de-açúcar lembram no Brasão os produtos oriundos da terra dadivosa e fértil, esteios da economia municipal.

No listal de goles (vermelho), a cor que simboliza em Heráldica o amor, a audácia, a intrepidez, a coragem, a valentia, o mote latino em letras argentinas (prateadas) IBIT IN SAECULA que significa: PASSARÁ A POSTERIDADE, reafirmando os propósitos do culto à tradição e ao valor de um povo.