Saúde

 

Publicado em: 29/01/2024 08:20 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Governo entrega 9 ambulâncias para o SAMU Norte Pioneiro

Cisnorpi economizará R$ 1,3 milhões ao ano com locação de veículos

Whatsapp

 

 Governo entrega 9 ambulâncias para o SAMU Norte Pioneiro Secretário Beto Preto entrega ambulâncias ao Cisnorpi
Lucas Aleixo

O governo do Estado entregou 9 ambulâncias para o SAMU Norte Pioneiro durante solenidade realizada na Câmara Municipal de Jacarezinho na tarde desta sexta-feira (26), com a presença do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, e do presidente do Cisnorpi (Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro) e prefeito de Jacarezinho, Marcelo Palhares, entre prefeitos, vereadores e lideranças regionais.

Dos nove novos veículos, sete são ambulâncias básicas, destinadas às unidades do SAMU de Jacarezinho, Ibaiti, Santo Antônio da Platina, Siqueira Campos, Cambará, Joaquim Távora e Santana do Itararé. Outras duas ambulâncias do tipo avançada vão reforçar as frotas do serviço de urgência e emergência em Jacarezinho e Ibaiti. 

"Não são simples ambulâncias, o SAMU é um hospital sobre rodas, e que todos os dias temos centenas e centenas de vidas salvas por esse serviço. Fica mais uma vez aqui registrado o compromisso do governo Ratinho Júnior com a saúde pública do Norte Pioneiro e de todo o Paraná", pontua Beto Preto. 

O presidente da Amunorpi (Associação dos Municípios do Norte Pioneiro) e prefeito de Siqueira Campos, Luiz Henrique Germano, elogia a atuação do prefeito Marcelo Palhares pela articulação em torno dessa nova realidade do SAMU. "Tínhamos um SAMU que enfrentava muitas dificuldades, mas com a liderança do nosso prefeito Marcelo conseguir regionalizar esse serviço. Hoje a realidade é outra, e estamos melhorando cada vez mais".

O prefeito Marcelo Palhares também destaca a nova realidade que o SAMU Norte Pioneiro enfrenta. "Com a gerência do Cisnorpi estamos transformando por completo a realidade do SAMU. E isso representa o cuidado com vidas que precisam da agilidade e da competência do SAMU. Temos ainda muitos desafios, mas hoje já temos uma nova realidade. Só temos a agradecer ao governador Ratinho Júnior e ao secretário Beto Preto, por fazerem tanto por nossa saúde", avalia. 

"Temos o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) em construção, um novo posto de saúde em construção no bairro Aeroporto, reformas e melhorias em todos os outros postos de saúde, novas ambulâncias e veículos para a secretaria municipal de Saúde e agora vamos ter um novo Pronto Socorro na Santa Casa. Isso porque temos um governo que cuida da saúde dos paranaenses e uma gestão municipal que não mede esforços para oferecer um serviço de saúde cada vez mais completo e abrangente a toda população", comemora Palhares. 

Com as novas ambulâncias, além do ganho em qualidade para servidores do SAMU e pacientes, o Cisnorpi deve economizar por ano cerca de R$ 1,3 milhões com aluguel de veículos.

Além das autoridades já citadas, estiveram presentes na cerimônia os deputados Alexandre Cury, Moacyr Fadel e Luiz Claudio Romanelli, o presidente da câmara de vereadores de Jacarezinho, José Isaías Gomes, o Zola, o diretor do Cisnorpi, Tony Palhares, o diretor da 19ª Regional de Saúde, Marcelo Nascimento, o diretor da regional da secretaria estadual de Agricultura e Abastecimento, Fernando Emanuel, além de vereadores do município e de toda região, prefeitos e representantes de diferentes municípios do Norte Pioneiro e lideranças da Região.


Imagens