Eventos

 

Publicado em: 17/10/2023 15:06 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Ficafé começa hoje em Jacarezinho

Evento agrega a Feira Sabores do Norte Pioneiro

Whatsapp

 

Ficafé começa hoje em Jacarezinho Prefeito Marcelo Palhares e Presidente da Câmara Zola participaram da abertura da Ficafé 2023
Homero Pavan

Você já ouviu falar da Ficafé? É a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, que acontece anualmente na cidade de Jacarezinho. Este ano, a Ficafé está em sua 16ª edição e começa hoje, dia 17 de outubro, indo até o dia 19. Além de reunir produtores, cooperativas, torrefadores, exportadores, compradores e consumidores de cafés especiais, a Ficafé também agrega a Feira Sabores do Norte Pioneiro, que apresenta os produtos típicos da região, como queijos, mel, doces, cachaças e artesanato.

A Ficafé é um evento que visa promover a qualidade e a sustentabilidade da cafeicultura do Norte Pioneiro do Paraná, uma região que possui o selo de Indicação Geográfica (IG) para seus cafés especiais. A IG reconhece a origem e as características únicas dos cafés produzidos nessa área, que abrange 45 municípios e cerca de 7 mil produtores. Os cafés do Norte Pioneiro se destacam pelo aroma intenso, sabor frutado e acidez equilibrada. Acompanhe no vídeo abaixo a entrevista do pessoal do Sebrae, que é o grande incentivados do Programa Cafés Especiais do Norte Pioneiro:

Assista outros vídeos da Ficafé no Canal Ficafé Brasil - https://www.youtube.com/@ficafebrasil7437

Durante os três dias de feira, os visitantes poderão participar de diversas atividades, como palestras, workshops, degustações, concursos, rodadas de negócios e leilões. A programação completa está disponível no site oficial da Ficafé: www.ficafe.com.br. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Evento gratuito

A Ficafé é um evento gratuito, promovido pela Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Acenpp), Cooperativa dos Produtores de Cafés Certificados e Especiais do Norte Pioneiro do Paraná – COCENPP, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR), Sebrae e Prefeitura Municipal de Jacarezinho, que reúne produtores, pesquisadores, empresários e consumidores de café do Norte Pioneiro do Paraná, uma das principais regiões produtoras do país. O evento, que começa hoje em Jacarezinho, tem como objetivo promover a qualidade, a sustentabilidade e a inovação na cadeia produtiva do café. Além de palestras, workshops, concursos e rodadas de negócios, a Ficafé também conta com a Feira Sabores do Norte Pioneiro, que apresenta a diversidade gastronômica e cultural da região, com produtos típicos e artesanato. 

O prefeito Marcelo Palhares esteve na abertura da Ficafé, acompanhado do presidente do Legislativo, vereador José Izaías Gomes (Zola), Antonio Neto e Luciane Alves. Estiveram na cerimônia o presidente da Amunorpi, Luiz Germano (prefeito de Siqueira Campos), o chege do escritório regional da SEAB, Dr. Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira, o superintendente do Sebrae, no Paraná, Vítor Roberto Tioqueta, Fabrício Bianchi, gerente do escritório do Sebrae em Londrina e Odemir Capello, consultor do Sebrae em Jacarezinho. Os secretários municipais Leandro Lima, do Comércio e Indústria, Jaílton de Paula, da Administração e Finanças, José Antonio Costa, da Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Carlos Lopes, do Planejamento, e Willian Ferreira (Makito), das Relações Institucionais, também marcaram presença na abertura dos eventos. Confira no vídeo abaixo como foi a abertura da Ficafé 2023 (adiante o vídeo até 1h04min).

O que é café especial?

Você sabe o que é café especial? É um tipo de café que possui características sensoriais superiores, como aroma, sabor, corpo, acidez e doçura. O café especial é avaliado por profissionais chamados de provadores ou Q-graders, que atribuem notas aos cafés de acordo com uma escala internacional da Associação de Cafés Especiais (SCA).

Para ser considerado especial, o café precisa ter uma nota mínima de 80 pontos na escala da SCA, que vai de 0 a 100. Além disso, o café especial precisa ter uma origem definida e rastreável, ou seja, saber de onde ele vem, quem o produziu, como foi cultivado, colhido e processado. O café especial também precisa ter um cuidado especial em todas as etapas da cadeia produtiva, desde o plantio até a torra e a preparação da bebida.

O Paraná é um dos estados brasileiros que se destaca na produção de cafés especiais, especialmente na região do Norte Pioneiro, que possui o selo de Indicação Geográfica (IG) para seus cafés. A IG reconhece a origem e as características únicas dos cafés produzidos nessa área, que abrange 45 municípios e cerca de 7 mil produtores. Os cafés do Norte Pioneiro se destacam pelo aroma intenso, sabor frutado e acidez equilibrada.

Histórico

O Paraná é o terceiro maior produtor de café do Brasil, atrás apenas de Minas Gerais e Espírito Santo. A história do café no Paraná começou no século XIX, quando os primeiros imigrantes europeus trouxeram as mudas da planta para o estado. O café se adaptou bem ao clima e ao solo paranaenses e logo se tornou a principal atividade econômica da região.

O auge da produção de café no Paraná foi na década de 1950, quando o estado chegou a ser responsável por mais de 50% da produção nacional. Nessa época, o café era cultivado principalmente no norte e no oeste do estado, em grandes propriedades rurais. O café era exportado pelo porto de Santos e movimentava a economia e a política do Paraná.

Porém, na década de 1970, o Paraná enfrentou uma grave crise cafeeira, causada por fatores como as geadas, que destruíram as lavouras, a queda dos preços internacionais, a concorrência de outros estados e países e a substituição do café por outras culturas, como a soja e o milho. Muitos produtores abandonaram ou reduziram o cultivo do café e migraram para outras regiões ou atividades.

Foi nesse contexto que surgiu a cafeicultura especializada no Paraná, voltada para a produção de cafés de alta qualidade, com diferenciais de origem, processamento e sabor. Os produtores passaram a investir em tecnologia, capacitação, certificação e agregação de valor aos seus cafés. A região do Norte Pioneiro do Paraná se destacou nesse cenário, conquistando o selo de Indicação Geográfica (IG) para seus cafés especiais em 2012.

Hoje, o Paraná produz cerca de 1 milhão de sacas de café por ano, sendo que 10% são cafés especiais. A Ficafé é um evento que celebra essa trajetória e que promove a qualidade e a sustentabilidade da cafeicultura paranaense. Venha conhecer mais sobre a história do café no Paraná e se encantar com os aromas e sabores dos cafés especiais do Norte Pioneiro.

Provador de cafés especiais

Se você tem interesse em se tornar um provador de café especial precisa saber que essa é uma profissão que exige muito estudo, prática e dedicação. Um provador de café especial é um especialista que avalia a qualidade dos cafés de acordo com uma escala internacional da Associação de Cafés Especiais (SCA), que vai de 0 a 100 pontos.

Para se tornar um provador de café especial, você precisa fazer um curso de formação e certificação, que pode ser oferecido por instituições credenciadas pela SCA ou por outras entidades do setor cafeeiro. O curso abrange diversos temas, como a origem e a história do café, os processos de cultivo, colheita, secagem, beneficiamento e torra, os métodos de preparo e degustação, os atributos sensoriais do café, como aroma, sabor, corpo, acidez e doçura, e os defeitos e as impurezas que podem afetar a qualidade do café.

Além do curso teórico, você também precisa fazer um curso prático, que consiste em realizar provas de café, ou seja, degustar diferentes amostras de café e atribuir notas a elas, seguindo os critérios da SCA. Você precisa demonstrar habilidade e precisão na análise sensorial dos cafés, bem como conhecimento sobre as características dos cafés de diferentes origens e variedades.

Após concluir os cursos teórico e prático, você precisa fazer uma prova final, que é aplicada por um instrutor credenciado pela SCA. A prova consiste em avaliar seis amostras de café, sendo que quatro delas devem ter notas acima de 80 pontos na escala da SCA e duas devem ter notas abaixo de 80 pontos. Você precisa identificar quais são as amostras especiais e quais são as amostras não especiais, além de dar notas para cada uma delas. Você precisa acertar pelo menos cinco das seis amostras para ser aprovado.

Se for aprovado na prova final, você receberá um certificado da SCA e será um provador de café especial ou Q-grader. Esse certificado tem validade de três anos e pode ser renovado mediante a realização de uma nova prova. Com esse certificado, você poderá trabalhar como provador de café especial em diversas áreas do setor cafeeiro, como produção, torrefação, exportação, importação, comercialização e consumo.

Onde buscar?

Se você quer se tornar um provador de café especial, você precisa fazer um curso de formação e certificação, que pode ser oferecido por instituições credenciadas pela SCA ou por outras entidades do setor cafeeiro. A SCA é a Associação de Cafés Especiais, uma organização internacional que estabelece os padrões e as diretrizes para a qualidade dos cafés especiais.

No Brasil, existem diversas opções de cursos de formação e certificação de provador de café especial, que podem ser presenciais ou online. Alguns exemplos são:

- Coffee Lab: uma escola de café localizada em São Paulo, que oferece cursos de formação e certificação de Q-grader, que é o profissional que avalia os cafés especiais seguindo os critérios da SCA. O curso tem duração de seis dias e inclui aulas teóricas e práticas. O site da escola é www.coffeelab.com.br/escola.

- Academia do Café: uma escola de café localizada em Belo Horizonte, que também oferece cursos de formação e certificação de Q-grader, além de outros cursos relacionados aos cafés especiais. A academia foi o primeiro laboratório a ser certificado pela SCAA em 2012 e a oferecer a certificação internacional de Q-grader no Brasil. O site da academia é www.academiadocafe.com.br/academia.

- BSCA: a Associação Brasileira de Cafés Especiais, que realiza cursos de formação e certificação de R-grader, que é o profissional que avalia os cafés robustas com qualidade certificada. O curso tem duração de seis dias e é realizado no laboratório da BSCA em Varginha, Minas Gerais. O site da associação é www.bsca.com.br.

- Mestre Cafeeiro: uma escola de café online, que oferece cursos de sommelier de café, que é o profissional que conhece os diferentes tipos, origens, processos e métodos de preparo dos cafés especiais. O curso tem duração de quatro semanas e inclui videoaulas, apostilas, exercícios e provas. O site da escola é www.mestrecafeeiro.com.br.

Esses são apenas alguns exemplos de cursos de formação e certificação de provador de café especial no Brasil. Você pode pesquisar mais opções na internet ou consultar as instituições e os profissionais do setor cafeeiro da região.

Se você quer se tornar um provador de café especial, não deixe de participar da Ficafé, a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná. Lá, você poderá conhecer mais sobre os cafés especiais da região, que possui o selo de Indicação Geográfica (IG), e também de outras regiões e países. Você poderá degustar os melhores cafés especiais do mundo e aprender com os melhores profissionais do mercado. A Ficafé é uma oportunidade imperdível para quem ama café e quer se qualificar nessa área.