Administração

Publicado em: 10/10/2011 17:02 | Autor: Departamento de Comunicação / Fotos: Alfredo Jorge / Textos: Rômulo Madureira / Secretaria Municipal

Prefeitura Municipal finaliza II edição da SIPAT

Terminou nesta sexta-feira (7) a segunda Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho promovida pela Secretaria Municipal de Administração, em parceria com a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – Gestão 2011-2012.

O diretor da Vigilância Epidemiológica Luiz Carlos Ferreira, encerrou o ciclo de palestras falando sobre o tema “Prevenção e Combate à Dengue”. Ele explicou para o público presente quais as causas e as conseqüências desta doença, os sintomas mais comuns que os pacientes podem sentir, e passou dicas importantes para se evitar novos surtos desse mal.

“Recentemente em nossa cidade, passamos por situações muito difíceis com a disseminação desta doença entre a população. Não queremos ter essa preocupação novamente. Por isso, temos que colaborar para evitar o mosquito transmissor da dengue”, ressaltou.

Depois da palestra, a Prefeita Tina Toneti fez o encerramento oficial do evento, parabenizou a equipe organizadora e agradeceu aos colaboradores e ao público que esteve presente às exposições. “Quando se trata de segurança no trabalho, empregador e empregados têm que colaborar fazendo cada um a sua parte. A Prefeitura adquire os equipamentos de proteção e os funcionários devem usá-los para se proteger dos acidentes”, falou.

Após o encerramento, foram sorteados diversos brindes, entre eles um tanquinho de lavar roupas cujo ganhador foi o fiscal de tributos James Hideke Abe e um fogão de quatro bocas, sorteado para a agente comunitária Maria Madalena da Conceição, que trabalha no Posto de Saúde da Vila São Pedro.

Durante a II SIPAT-2011, foram apresentadas as seguintes palestras: “Os efeitos do estresse na relação do trabalho”, por José Francisco de Souza Silva; “DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis e AIDS”, por Eduardo Quirino; “Defesa Civil”, pelo 2º Tenente Angelino José de Siqueira; e, “Normas para um trânsito seguro”, pelo 1º Sargento Lucélio Braz da Silva.

O Secretário Municipal de Administração João Luccas Thabet Venturine comemorou o sucesso desta SIPAT. “Quero agradecer aos palestrantes, aos patrocinadores, à Equipe de Medicina e Segurança do Trabalho, à CIPA e a todos que contribuíram para a realização do evento. Neste ano conseguimos fazer um evento melhor que no ano passado, esperamos poder melhorar ainda mais para o ano que vem”, finalizou.

De acordo com o Livro de Registro da CIPA, 436 (quatrocentos e trinta e seis) pessoas estiveram no Cine Iguaçu durante os cinco dias da II SIPAT-2011.