O prefeito

Publicado em: 08/05/2012 15:34 | Fonte/Agência: Texto: Marina Lukavy / Fotos: Guilherme Carneiro | Autor: Departamento de Comunicação / Prefeitura de Jacarezinho

Uenp vai aprimorar processo seletivo para cursos de graduação

A suspensão do Vestibular de Inverno 2012 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), e as mudanças a serem implantadas no processo seletivo da instituição, foram temas de uma reunião realizada ontem, 07, na Reitoria da Universidade. Apesar da suspensão do vestibular, os alunos não perderão as vagas que seriam disponibilizadas, haverá oferta única de 100% das vagas no processo seletivo previsto para o final do ano.

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti e o prefeito de Bandeirantes, Celso Silva estiveram debatendo o assunto junto ao reitor Eduardo Meneghel Rando e o vice-reitor Rinaldo Bernardelli Junior. A decisão pela não realização da prova foi tomada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), composto por 32 conselheiros (docentes e alunos) dos três campi da Uenp.

O objetivo é aprimorar o processo seletivo para os cursos de graduação, melhorar as condições de acesso às vagas disponíveis e a sua plena ocupação, além de estudar a possibilidade de adesão ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). "Queremos uma universidade com qualidade e competência acadêmica, por isso precisamos aprimorar o processo de seleção dos alunos", acrescentou Rando.

O reitor destacou que se fosse mantido o Vestibular de Inverno, não seria possível discutir as mudanças no processo seletivo. "O Governo Federal tem estimulado as universidades públicas a adotarem as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como um dos métodos de garantia de vagas, seja complementando ou substituindo o vestibular. A Universidade precisa estar sintonizada com as políticas governamentais", afirmou o reitor.

Para definir as mudanças na seleção dos alunos, será feita a nomeação de uma comissão com representantes dos três campi, para elaborar um estudo e apresentar as alternativas. O relatório será apresentado aos Conselhos Superiores da Uenp, para análise, deliberação e providências. A previsão é de que até agosto as medidas já estejam estruturadas.

De acordo com a prefeita Tina, a universidade é fundamental para o desenvolvimento dos municípios e por isso, melhorias na sua estrutura, resultam em benefícios para toda a comunidade. "O crescimento da Uenp está na busca pela qualidade e essa revisão no processo visa esse aprimoramento, principalmente, através da discussão de questões como a inclusão das notas obtidas pelo Enem", ressaltou Tina.