Publicado em: 04/06/2013 09:00 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Jacarezinho espera vacinar mais de 2 mil crianças contra a Paralisia Infantil

O Departamento de Epidemiologia de Jacarezinho espera vacinar 2.438 crianças contra a Poliomielite, mais conhecida como Paralisia Infantil, no próximo sábado, 8 de junho. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8 às 17 horas para atender a população.

Além disto, também estarão atendendo as crianças: Escola Ruth Pimentel (Vila Rosa), Colégio Estadual José Pavan (Vila São Pedro), Escola Municipal João de Aguiar (Conjunto Dom Pedro Filipack), Cine Iguaçu (Rua Paraná), Igreja Assembleia de Deus (Jardim Panorama), Colégio Estadual Anésio de Almeida Leite (bairro Aeroporto) e equipe volante no bairro Nossa Senhora das Graças e Zona Rural. Nas Escolas Municipais já começou a vacinação.

"O objetivo da campanha é estabelecer proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente, tendo como meta crianças entre 6 meses e menores de 5 anos. A apresentação da carteirinha da vacinação é de fundamental importância para avaliar a situação vacinal da crianças", comenta Suelene Manfré Francisco de Oliveira, Diretora do Departamento Epidemiológico.

Poliomielite

A Poliomielite é uma doença viral, altamente contagiosa, causada por um vírus membro do gênero Enterovírus da família Picornaviridae, conhecido como poliovírus, e subdivide-se em três sorotipos (1,2,3) qu afeta principlmente crianças abaixo de cinco anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso.

No Brasil, de 1980 a 1989 foram confirmados 2.934 casos de poliomielite pelo vírus selvagem com 320 óbitos no período. Dentre as medidas de prevenção e controle adotados pelo país, a vacinação em massa da população brasileira possibilitou a redução da morbimortalidade da doença.

O ultimo caso registrado da doença pelo vírus selvagem foi registrado no município de Souza, na Paraíba, em 1989, estando o país livre do poliovírus desde 1990, e assim deve-se manter até a certificação global da erradicação da doença. A vacina utilizada induz boa imunidade intestinal e humoral, confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1,2,3 e sua eficácia é em torno de 90% a 95% após a administração do esquema básico.