Publicado em: 10/06/2013 15:14 | Autor: Marcos Junior / Wendy Comunicações

Prefeitos irão solicitar SAMU regionalizado

Os prefeitos pertencentes à Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI) debateram na manhã desta segunda-feira, 10, que a unidade reguladora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) seja em Jacarezinho ou Santo Antônio da Platina.

Atualmente a localidade é em Cornélio Procópio e é gerida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (CISNOP). Participaram da reunião os prefeitos Guilherme Cury (Tomazina), Dr. Sérgio (Jacarezinho), Pedro de Oliveira (Guapirama), Atahyde dos Santos (Wenceslau Braz), Edmar Alboneti (Barra do Jacaré), José Izac (Santana do Itararé) e Fernando Dolenz (Quatiguá), além de Secretários Municipais de Saúde.

A intenção dos presentes é que o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro (CISNORPI), localizado em Jacarezinho, faça esta função de agência reguladora. "Iremos realizar um estudo juntamente com o corpo técnico do Consórcio para verificar a possibilidade desta situação", enfatiza João Mattar, Presidente do CISNORPI.

O chefe da 19ª Regional de Saúde, Antônio Carlos Setti, ressaltou que é importante acontecer esta diferença entre Jacarezinho e Cornélio Procópio. "Muitas vezes são resolvidas situações e somos chamados apenas para concordarmos", ressalta.

"É preciso explicar o porquê haverá um reajuste do SAMU. Se é para o atendimento médico, se para novos veículos, se para novas bases. Assim poderemos ter maior transparência e saber ao certo onde está indo a verba destinada para este serviço", enfatiza Dr. Sérgio, prefeito de Jacarezinho.