Gabinete

 

Publicado em: 27/11/2013 15:00 | Autor: Marcos Junior - Dep de Comunicação

Jacarezinho assina oficialmente “Cidades Digitais”


Whatsapp

 

 

O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr Sérgio, assinou em Brasília na última semana oficialmente o programa "Cidades Digitais". Participaram da solenidade o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o deputado federal André Vargas.

Além de Jacarezinho, também foram beneficiadas as cidades de Ibaiti, Imbituva, Jaguariaíva, Pinhão, Piraí do Sul, Reserva, Santo Antônio da Platina e São Mateus do Sul. Segundo a Assessoria de Imprensa do deputado federal André Vargas explica que juntos os municípios vão receber R$ 700 mil para a iniciativa do projeto.

No mês de junho representantes da Prefeitura de Jacarezinho participaram do I Congresso Paranaense de Cidades Digitais que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL).

"Havíamos cadastrado o projeto no Governo Federal e enviamos representantes para conhecer experiências de locais que já possuem este projeto instalado", comenta o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio. Ele tem como objetivo a modernização da gestão pública interligando a Prefeitura às demais repartições como telecentros, escolas, secretarias, postos de saúde, entre outros e a população.

O Secretário Municipal de Planejamento, Vicente Estanislau Ribeiro, acompanhou o prefeito e também esteve à frente do projeto. "Ele foi protocolado neste ano e tivemos a oportunidade de já sermos beneficiados. Irá melhorar a intercomunicação entre as secretárias e o acesso da população junto à administração municipal", finaliza Vicente Estanislau Ribeiro.

CIDADES DIGITAIS

O Cidades Digitais tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação do programa Cidades Digitais é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.