Publicado em: 02/04/2014 12:32 | Autor: Marcos Junior

Desfile de Jacarezinho tem tema de Copa do Mundo

A Secretaria Municipal de Educação de Jacarezinho organizou na manhã desta quarta-feira, 2, o desfile cívico em comemorações aos 114 anos de emancipação política. Milhares de pessoas foram à Rua Paraná para acompanhar os alunos das escolas municipais, policiais militares e civis, bombeiros, entre outros. Também participaram os vereadores Fabiano Saad e Valdir Maldonado.

O primeiro evento em comemoração ao aniversário aconteceu com a Missa em Ação de Graças na Catedral Diocesana no domingo, 30. Juntamente com o vereador Ricardo Toneti e funcionários municipais, o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, recebeu uma benção especial do Padre Alex.

Durante a manhã desta quarta-feira, 2, houve o hasteamento das bandeiras. O Presidente da Câmara Municipal de Jacarezinho, Diogo Augusto Biato Filho, participou da solenidade. O tema "Copa do Mundo: 2014" que será disputada no Brasil no mês de julho foi tema de quase todas as escolas.

PROGRAMAÇÃO:

03/04 - Quinta-feira

20h00 - Teatro - Apresentação do Professor Gabriel - CAT

04/04 - Sexta-feira

17h00 : Liga Regional de Voleibol - Etapa masculina com a participação da equipe de Jacarezinho - Santo Antonio da Platina

20h00 : Cinema ao ar Livre - Praça Rui Barbosa.

05/04 - Sábado

19h30 : Ore por Jacarezinho, Ame Jacarezinho - Cine Iguaçú

20h00 : Orquestra Sinfônica de Curitiba - CAT

06/04 - Domingo

09h00 : Encontros de Bandas e Fanfarras - Praça Rui Barbosa

15h00 : 28° Corrida Rústica - Largada em frente do Colégio Estadual Rui Barbosa

11/04 - Sexta-feira ás 19h00 - Abertura dos Jogos Escolares do Paraná - Fase Municipal - Ginásio de Esportes

20/04 - Domingo ás 09h00 - Rua de Lazer - Vila Scylias

20/04 - Domingo ás 14h00 - Início do Campeonato Amador Regional - Esportiva

27/04 : Domingo ás 09h00 - Torneio de Truco - Vila Setti

Histórico do município:

As primeiras tentativas de colonização conhecidas datam do século passado, por volta de 1898. Um dos primeiros pólos de desenvolvimento agrícola do Estado, sua colonização foi realizada por fluminenses, paulistas e mineiros. Sua riqueza maior provém do setor agropecuário e de prestação de serviços.

No início do século a maior cultura era a do café. Posteriormente, houve a substituição do café pelas lavouras de cana-de-açúcar, indústria de açúcar e álcool e pastagens. Novos produtos com cotação no mercado externo e interno como a soja, o algodão e o trigo, avicultura e suinocultura, vieram a partir da década de 70.

Emancipada à condição de Município através da Lei n.°522, de 02 de abril de 1900, recebeu inicialmente o nome de Nova Alcântara. Em 03 de março de 1903, através da Lei n.°471, recebeu o nome de Jacarezinho. Cidade Pólo, famosa pelas suas faculdades, escolas e atividades culturais, Jacarezinho é a capital estudantil da região.