Comissão de Assuntos Econômicos examina incentivo a programas de inclusão
Programas de inclusão social de jovens poderão ser incentivados pela concessão de benefícios fiscais para pessoas físicas e jurídicas que investirem nessas atividades por meio de doação ou patrocínio. Essa é a meta de projeto de lei (PLS 269/08) da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) em pauta na reunião de hoje, às 10h, da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). A matéria recebeu parecer pela aprovação, com emenda, do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
O projeto autoriza pessoas físicas e jurídicas a deduzirem, do Imposto de Renda devido, as doações ou patrocínios a ações desenvolvidas por entidades privadas sem fins lucrativos junto a jovens de 15 a 29 anos. As deduções limitam-se a 6% do imposto, no caso de pessoas físicas, e a 4%, para pessoas jurídicas.
Outra iniciativa dedicada à juventude em exame na CAE é a proposta (PLS 2/07) que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional para prever o apoio financeiro da União a instituições de ensino superior estaduais.
A intenção é expandir a oferta de vagas e melhorar a qualidade dos cursos, que recebem pouco investimento dos governos estaduais. Apresentado pelo senador Osmar Dias (PDT-PR), a matéria recebeu voto favorável de Gerson Camata (PMDB-ES).
A comissão deverá votar ainda, em decisão terminativa, o projeto (PLS 174/04) que cria a Poupança Emigrante e o Fundo de Financiamento ao Emigrante Empreendedor (FEE), visando estimular a entrada de divisas no país e a geração de empregos. De autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), a matéria conta com parecer pela aprovação, na forma de substitutivo, do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).
83704
Senador(es) Relacionado(s):
Flávio Arns
Gerson Camata
Ideli Salvatti
Inácio Arruda
Osmar Dias
Patrícia Saboya
Tasso Jereissati
FORMAÇÃO ON LINE ACERCA DO NOVO SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DE ISS.
Prezados Contadores,
Prezados Responsáveis Fiscais de Instituições Financeiras,
Considerando a implantação do novo Sistema de Escrituração Digital do Município, informamos que nos próximos dias 03 a 06 de novembro de 2025 o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e a DEISS, estarão inoperantes.
Diante de tal fato, aproveitamos o presente para convidá-lo (s) para a FORMAÇÃO ONLINE ACERCA DAS FUNCIONALIDADES DO NOVO SISTEMA, a ser realizada no dia 31 de outubro de 2025.
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 08:30h às 10:00h, formação com os CONTADORES:
https://teams.microsoft.com/meet/2606420077597?p=oJcglwZJMz8Phstk7d
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 14:00h às 15:00h, formação com os RESPONSÁVEIS FISCAIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS / BANCÁRIOS: