Publicado em: 12/01/2015 13:13 | Autor: Marcos Junior

Recadastramento social acontece até o mês de janeiro em Jacarezinho

A Prefeitura de Jacarezinho através da Secretaria Municipal de Assistência Social realiza uma ação inédita em todo o Estado do Paraná. O recadastramento das 6.300 famílias que estão no Cadastro Único (CadÚnico) que resulta na distribuição de 2.300 "Bolsas Famílias".

"Neste período de aproximadamente 60 dias já constatamos que aproximadamente 30% das situações foram encontradas irregularidades. Os agentes encontraram situação de pessoas que já morreram e que continuam recebendo", comenta o Secretário Municipal de Assistência Social, Sidnei Ferreira.

Ele ainda ressalta que são dezesseis agentes que realizam visitas domiciliares utilizando um tablet e realizando 90 perguntas. "Além disto, também é feita uma fotografia dos documentos pessoais, comprovante de renda e da situação real das condições de moradia", complementa Sidnei Ferreira.

O prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, durante todo o mês de dezembro alertou a população no programa de rádio semanal da Prefeitura para o recadastramento. "Estamos corrigindo situações que estão acontecendo. Quantas vezes não ouvimos falar que uma família deveria estar recebendo o programa e não está enquanto outros recebem e não necessitam. Os agentes estão realizando a visita a todas as famílias para corrigirmos isto que acontece a tantos anos em nossa cidade", ressalta o prefeito Dr. Sérgio.

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país, afim de incluí-las nos programas sociais do Governo Federal como o Bolsa Família, Projovem Adolescente/Agente Jovem, Tarifa Social, entre outros. Além disso, o CadÚnico também é utilizado para conceder a isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados no âmbito do Poder Executivo Federal, além de fornecer diagnóstico real da situação socioeconômica da população.