O prefeito

Publicado em: 02/03/2015 15:00 | Autor: Marcos Junior

Taidinho assume a AMUNORPI e pregatrabalho em conjunto

O prefeito de Wenceslau Braz Atahyde Ferreira dos Santos, o Taidinho, assumiu no início da noite de sexta-feira, 27, a presidência da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (AMUNORPI). Ele representará 26 municípios da região em busca de investimentos na esfera estadual e federal.

Para o prefeito de Barra do Jacaré, Edmar de Freitas, o Edão, que passou a Presidência ressalta que o ano de 2014 foi atípico devido a Copa do Mundo no país e as eleições presidenciais. "Mesmo com este turbilhão conseguimos conquistas importantes e trabalho em conjuntos entre os municípios. Desejo que o Taidinho faça um grande trabalho", argumenta o prefeito de Barra do Jacaré.

"Eu considero que ser Presidente da AMUNORPI é uma grande honra, mas que sou apenas um instrumento da vontade dos prefeitos que fazem parte da associação. Entre quero pregar a união e o trabalho em conjunto em prol de nossa região", comenta Taidinho em seu discurso de posse.

O deputado federal Diego Garcia esteve presente na posse e ressaltou que seu mandato está voltado no crescimento do Norte Pioneiro. "Estaremos disponibilizando um escritório político em Jacarezinho para atender a todos que precisarem. E em Brasília estarei brigando diariamente para mais investimentos em nossa região", explica Diego Garcia.

A eleição que culminou na Presidência de Taidinho aconteceu em dezembro de 2014 na sede da entidade com o registro de chapa única. O primeiro vice-presidente é o prefeito de Jaboti Vanderlei de Siqueira e o segundo vice-presidente é o prefeito de Santana do Itararé José Izaac.

Durante seu discurso o novo Presidente também ressaltou que a Associação continuará com a luta pela extensão do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na região, a duplicação da PR 092 entre Santo Antônio da Platina e Jaguariaíva, aumento nos índices de saneamento básico e formação de parques industriais na região.

O diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, confirmou durante a reunião que continuará o processo de descentralização do licenciamento ambiental e também o cadastro rural. "Já começamos este processo aqui na AMUNORPI e tenho certeza que irá continuar dando certo. Com isto, damos agilidade para as pessoas que precisam deste documento", explica Tarcísio Mossato.

Eleições passadas

Desde a eleição de 2013, com os prefeitos eleitos desta nova administração (2013-2016), o sistema tem sido mais tranquilo. É feita uma reunião preliminar na sede da AMUNORPI, onde os candidatos se apresentam e debatem os projetos.

A Associação viveu uma fase terrível em junho de 2009 com o prefeito de Carlópolis, Issac Tavares, então presidente da entidade, cassado. Após muitos acordos políticos e promessas o prefeito de São José da Boa Vista, Dilceu Bona, assumiu a entidade. Em dezembro de 2009, após quase duas horas de reunião a portas fechadas na prefeitura de Japira, o nome de Luiz Liechok, prefeito de Siqueira Campos, foi eleito. A escolha não agradou muitos prefeitos, que na época acusaram pessoas de fora de fazerem manobras politicas e não participaram da votação.

Já em dezembro de 2010 a situação foi mais vexatória. Após muita discussão, prefeitos ameaçando a sair nas vias de fatos, a reunião foi marcada por abandono de prefeitos da reunião. O prefeito de Barra do Jacaré, Edmar Alboneti, foi eleito. 13 prefeitos ameaçaram fundar uma nova associação. Depois de muita conversa e acordos politicos houve outra votação e o prefeito de Joaquim Távora, Claudio Rivelino, foi eleito. Um mês depois da posse oficial, um fato pessoal o fez renunciar e passar o comando ao prefeito de Ribeirão do Pinhal, Dartagnan Fraiz.