Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 08/04/2015 13:00 | Autor: Marcos Junior

Provinha Brasil em Jacarezinho

A Secretária Municipal de Educação Danielle Cristine Silvano Cruz acompanhou nesta quarta-feira, 8, a aplicação da 1ª etapa da Provinha Brasil que está acontecendo nas escolas municipais de Jacarezinho. A Provinha Brasil é aplicada para todos os alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental das escolas públicas brasileiras e acontece em dois momentos durante o ano letivo: no início e no final desse mesmo ano.

É um instrumento avaliativo que, somado aos já utilizados em sala de aula, permite uma compreensão mais ampla do processo de alfabetização, pois são avaliadas as habilidades relativas à alfabetização e ao letramento em Língua Portuguesa e Matemática.

Espera-se com ela o aperfeiçoamento e a reorganização das práticas pedagógicas de alfabetização e letramento, contribuindo para o desenvolvimento e aprendizado das crianças. A avaliação oferece a educadores e gestores da educação um diagnóstico que permite corrigir eventuais falhas no processo de ensino. Serve de parâmetro para a elaboração de projetos pedagógicos voltados à leitura e à escrita.

"A Provinha Brasil é uma avaliação que permite aos professores, gestores e todos os envolvidos na educação, obter informações mais precisas sobre o que foi agregado na aprendizagem dos alunos e principalmente quais medidas a serem tomadas diante dos resultados obtidos", enfatizou a Secretária Danielle que estava acompanhada da Diretora da Educação Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá, da Coordenadora do Ensino Fundamental Isabel Cristina D'avanso de Oliveira Candido e da Orientadora de Estudos do  PNAIC Maria Cristina Serra do Nascimento que atua na formação dos professores do 2º ano.