Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 14/04/2015 11:40 | Autor: Jivago França

Prefeito Dr. Sérgio conhece projeto “Papa Pilhas”

O Prefeito de Jacarezinho, Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio conheceu nesta segunda-feira (14) o projeto “Papa Pilhas” do SICOOB firmado com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes. A apresentação do projeto foi feita pelas representantes da cooperativa na cidade, Lílian Fernanda de Melo e Priscila de Paula Souza Barreto.

Também acompanharam a apresentação o Presidente da Câmara de Vereadores Valdir Maldonado, a secretaria municipal de educação, Danielle Cristine Silvano Cruz, a Diretora Municipal de Educação Maria Elizabeth Rodrigues Carreira Fagá e membros da Equipe do Suporte Pedagógico.

“Agradecemos a parceria com nosso município e a preocupação com o meio ambiente. Estas iniciativas faz parte da educação das crianças, para que tenhamos futuros adultos conscientes. Esta é uma iniciativa louvável”, destacou o prefeito Dr. Sérgio. Para a secretaria municipal de educação “não podemos fugir das responsabilidades socioambientais a que estamos envolvidos e esta iniciativa vêm para efetivar nossas ações na busca de uma educação de qualidade”, disse Danielle Cristine Silvano Cruz.

Projeto

O Projeto Papa Pilhas integra ações voltadas ao desenvolvimento social, cultural e ambiental das comunidades, visa coletar e dar destinação correta às pilhas, para evitar que este tipo de material seja jogado no lixo comum, contaminando o ar, solo e lençóis freáticos.

A coleta será realizada em todas as comunidades escolares, alguns pontos estratégicos do nosso município inclusive Prefeitura e Câmara Municipal.  A destinação final fica por conta do Instituto Sicoob, cuja cooperativa é especializada na prestação deste serviço.

Além da coleta, atividades serão realizadas com os alunos nas escolas para conscientização e ações responsáveis quanto a preservação do meio ambiente. Trabalhos relacionados à reciclagem do lixo para preservação ambiental já estão presentes nos conteúdos de forma interdisciplinar nas escolas municipais, porém, a iniciativa deu-se a partir da necessidade de abordar o descarte correto dos materiais que não podem serem incluídos na coleta seletiva e que muitas vezes por falta de conhecimentos  ou de locais adequados,  são descartados aleatoriamente na natureza trazendo prejuízos à sustentabilidade do planeta.