Publicado em: 14/05/2015 13:35 | Autor: Marcos Junior

Dívida de impostos em Jacarezinho chega a R$ 14 milhões

O valor de aproximadamente R$ 14 milhões em impostos atrasados pelos contribuintes em Jacarezinho assustou o prefeito Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, na última semana. Os dados repassados pela Secretaria Municipal de Finanças levam em conta o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e taxas a serem recolhidas sobre serviços.

"Eu já tinha a noção que o valor era alto, mas não imaginava que chegaria a este montante", comentou o prefeito de Jacarezinho durante seu programa semanal de rádio. Ele ainda destacou que isso dá aproximadamente 15% do orçamento de 2015 que está previsto em R$ 90 milhões.

Nos dois últimos anos a Prefeitura vem trabalhando com o Programa de Recuperação Fiscal de Jacarezinho (REFIS MUNICIPAL) que foi aprovado pela Câmara Municipal. O Secretário de Finanças Sérgio Luis Roman de Faria explica que a medida tinha como finalidade a regularização de créditos tributários, decorrentes de pessoas físicas e jurídicas, relativos a tributos municipais (impostos, taxas e contribuições de melhorias.

A reportagem entrou em contato com três áreas para verificar o que poderia ser utilizado com o recurso em cada uma delas. Segundo o Secretário Municipal de Saúde Geraldo Romão com este investimento poderia ser intensificado a contratação de médicos para o atendimento público, pois cada um recebe R$ 10 mil mensais, ou até mesmo a construção de 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já na parte de infraestrutura o Secretário Municipal de Conservação Urbana Aparecido Donizete Elero explicou que todo o recapeamento, drenagem, galerias pluviais e infraestrutura da Vila Scyllas custará aproximadamente R$ 4 milhões. "Tendo uma base simples para entendimento. Poderíamos fazer este trabalho em mais quatro bairros do mesmo tamanho de Jacarezinho com este dinheiro", analisa.

Na área educacional a Secretaria de Educação Danielle Cruz ressaltou que poderiam ser construídas quatro super creches e mobiliadas no formato que está sendo construída no bairro Aeroporto. Além disto, poderiam ser reformadas e ampliadas várias unidades escolares na cidade.

Para Dr. Sérgio esses são exemplos simples do investimento que poderia ser feito com o dinheiro atrasado em impostos. "Estamos trabalhando para poder fazer um trabalho sério e permanente. Mas precisamos da colaboração da população que está em atraso e que regularize estas pendências", finaliza o prefeito de Jacarezinho.