O prefeito

Publicado em: 02/09/2015 00:01 | Autor: Marcos Junior

Jacarezinho é a primeira a receber o título “Cidade Voluntária”

A campanha "Cidade Voluntária" lançada pela 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CORPDEC) teve como premiada a cidade de Jacarezinho. O prefeito de Jacarezinho Sérgio Eduardo de Faria, Dr. Sérgio, e a Coordenadora da Defesa Civil Laís Lamin receberam a honraria em solenidade na sede do Corpo de Bombeiros em Londrina na manhã desta segunda-feira, 31.

A iniciativa é inédita no Paraná e foi lançada no mês de maio com o objetivo de aumentar o número de pessoas cadastradas no sistema de Defesa Civil dos municípios, tornando as cidades mais organizadas e resilientes frente situações de anormalidades (desastres de qualquer natureza) e de normalidades (campanhas preventivas).

A Coordenadora da Defesa Civil Laís Lamin explica que era apenas uma pessoa cadastrada no sistema. Após o início da campanha o número chegou a 431. "Tivemos uma grande adesão das pessoas como voluntárias. Além disto, tivemos total apoio do prefeito Dr. Sérgio para realizarmos o nosso trabalho", argumenta.

A Coordenaria Regional de Defesa Civil destaca que o número de voluntários era muito baixo se comparado ao percentual de população da região. O Coordenador Regional da Defesa Civil e Comandante do 3º Grupamento de Bombeiros, Major Bombeiro Ricardo Jammes Teixeira, informa que a 3ª CORPDEC tem população de 1.458.951 pessoas e tinha apenas 543 voluntários cadastrados. Agora o passa 1.500.

O prefeito de Jacarezinho ressalta que o município vem sendo reconhecido estadualmente e nacionalmente pelos projetos desenvolvidos. "Estamos pautados num trabalho bem feito. Este título de cidade voluntária irá capacitar as pessoas a poderem enfrentar situações de risco que possamos vir a enfrentar futuramente", analisa Dr. Sérgio.

Segundo o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar é essencial este trabalho nos municípios. "O Norte do Paraná e a região de Londrina é Pioneira neste projeto. Diariamente em todas as cidades do Estado temos a media de 1,5 desastres. Quero parabenizar Jacarezinho pelo desempenho e o grande número de pessoas cadastradas", finaliza.