Turismo

 

Publicado em: 23/08/2021 14:53 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Abertas inscrições para o XVI EnCena

Veja o Edital

Whatsapp

 

Abertas inscrições para o XVI EnCena Mostra de Teatro
Homero Pavan

EDITAL Nº 02/2021 - ENCENA - MOSTRA DE TEATRO DE JACAREZINHO

A PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREZINHO, situada à Rua Coronel Batista, 335, Jacarezinho, Paraná, inscrita no CNPJ/MF sob n.º 76.966.860/0001-46, considerando as medidas para enfrentamento de emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus – Covid-19 e a necessidade de fechamento dos equipamentos culturais do Estado, a suspensão de eventos culturais presenciais e reconhecendo a importância do setor cultural, torna público a quem possa interessar, o edital de conteúdo digital artístico autoral, voltado para as Artes Cênicas, visando à veiculação em mídias sociais, observadas as normas e condições do presente Edital.

1. DA REALIZAÇÃO.

1.1 O XVI ENCENA – MOSTRA DE TEATRO DE JACAREZINHO é uma realização da Prefeitura Municipal de Jacarezinho, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Universidade do Norte do Paraná (UENP).

1.2 A Mostra de Teatro Encena 2021 será realizada no período de 20 a 24 de setembro, transmitido em plataformas digitais com acesso gratuito.

1.3 O evento online será realizado seguindo todos os protocolos sanitários para a prevenção e combate do COVID-19.

DO OBJETIVO.

2.1. Constitui objeto deste edital a SELEÇÃO de até 15 propostas cênicas em formato digital para integrar a programação do Encena – Mostra de Teatro de Jacarezinho – XVI edição.

2.2. Despertar o interesse da comunidade em geral pelas artes cênicas, através de uma programação gratuita e disponível em plataformas digitais.

2.3. Incentivar, fomentar e dar visibilidade à produção artística dos grupos teatrais de todo o território brasileiro.

2.4. Promover intercâmbio entre grupos teatrais brasileiros.

2.5. Incentivar o consumo de eventos/produtos culturais em formato online, contribuindo com as medidas de isolamento social para o combate ao COVID-19.

2.6. Fomentar a linguagem teatral no digital, de forma a manter a produção do setor diante do cenário de crise que acomete todos os profissionais da área cultural.

2.7. Fomentar a linguagem teatral no digital, de forma a manter a produção do setor diante do cenário de crise que acomete todos os profissionais da área cultural.

2. DEFINIÇÃO. 3.1. A produção teatral em vídeo deverá seguir as seguintes orientações: a) Gravação na horizontal, salvo exceções estéticas; b) Qualidade de imagem e de áudio, com boa dicção e clareza auditiva; c) Sem ruídos e/ o barulho externos; d) Obedecer aos padrões de 1920x1080 para formados Full HD ou 1280x720 para formato HD. Podendo ter cortes de câmeras.

3. DAS INSCRIÇÕES.

4.1. Podem se inscrever companhias, grupos e artistas independentes, de todo o país. Cada inscrição deverá apresentar o nome de um representante, que será o responsável pela comunicação com a produção do festival.

4.2. As inscrições terão início a partir da publicação deste edital.

4.3. As inscrições serão realizadas exclusivamente através do formulário online https://forms.gle/6vDs2X4N5jMiBkf37.

4.4. Serão consideradas válidas as inscrições recebidas pela organização do evento até o dia 05 de setembro. Não serão aceitas inscrições realizadas fora do período acima estabelecido.

4.5. Não haverá limite para inscrições por companhia. Para cada espetáculo deverá ser preenchida 01 (uma) ficha de inscrição.

4.6. Serão recebidas inscrições nas categorias; Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantil, Cena Curta, Performance e Teatro de Rua.

4.7. As propostas poderão se enquadrar nos seguintes gêneros; Comédia, Drama, Circo, Musical, Monólogo, Teatro de Animação e Experimental.

4.8. No ato da inscrição será solicitado:

a) Link do vídeo do espetáculo completo (Youtube, Vimeo, Drive, etc);

b) Nome do espetáculo

c) Categoria e gênero

d) Ficha técnica;

e) Nome e dados do responsável;

f) Sinopse;

g) Release;

h) Breve Biografia (PDF);

i) Texto do Espetáculo;

j) Autorização para menores de idade (se necessário);

k) 03 Fotos para divulgação em alta resolução, com crédito (nome do fotógrafo);

l) Classificação de faixa etária.

4.9. Para as categorias: Espetáculo Adulto, Espetáculo Infantil, Contação de Histórias e Teatro de Rua, a duração mínima será de 25 minutos e máxima de 120 minutos.

4.10 Para as categorias: Cenas Curtas e Performances, a duração mínima deverá ser de 10 minutos.

4.11. Serão aceitas apresentações gravadas e ao vivo, não sendo aceitos espetáculos apresentados anteriormente no Encena- Mostra de Teatro de Jacarezinho.

4.12. Serão indeferidas as inscrições com campos obrigatórios incompletos ou apresentados em desacordo com as normas, condições e especificações previstas no presente edital.

4.13. Os representantes de cada grupo/companhia deverão ter obrigatoriamente 18 anos completos ou mais no momento da inscrição.

5. SELEÇÃO E RESULTADO.

5.1. A curadoria será composta por profissionais da área de artes cênicas e da cultura e irá selecionar, a partir das propostas de encenações e dos vídeos apresentados. A curadoria não terá obrigatoriedade de justificar publicamente a sua escolha.

5.2. O resultado final, com a listagem dos trabalhos selecionados, será divulgado a partir do dia 13 de setembro, através do Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Jacarezinho.

5.3. A organização da Mostra entrará em contato com os selecionados, a fim de alinhar os detalhes de participação.

5.4. Em caso de desistência por parte dos grupos selecionados, a organização convocará suplentes.

5.5. Serão selecionadas até 15 (quinze) propostas cênicas.

5.6. É de responsabilidade dos inscritos os direitos autorais, sendo possível a solicitação a qualquer momento pela organização.

5.7. Será solicitada aos responsáveis das propostas selecionadas a conta bancária para pagamento da premiação. Os dados bancários deverão estar no nome do representante informado no ato da inscrição.

5.8. Após a classificação dos selecionados, a comissão organizadora do festival irá elaborar um contrato entre proponente do festival e o proponente da proposta inscrita no evento.

6. DA EXIBIÇÃO DA MOSTRA

6.1 Cronograma:

Abertura do Edital - 20 de agosto Inscrições 20 de agosto a 05 de setembro.

Anúncio dos selecionados - 13 de setembro.

Divulgação da Programação -17 de setembro.

Exibição dos Espetáculos - 20 a 24 de setembro

6.2 A programação da MOSTRA DE TEATRO ENCENA, será encaminhada por e-mail para os selecionados e divulgada em redes sociais da Prefeitura Municipal de Jacarezinho e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes a partir do dia 17 de setembro.

6.3 A Exibição dos espetáculos será vinculada ao Youtube de acordo com as datas definidas pela organização e divulgada por meio da programação, conforme menciona o item 6.1

7. DA PREMIAÇÃO.

7.1. Cachê artístico – cada proposta selecionada receberá um cachê de R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).

7.2. O cachê poderá ser descontado valores de retenção de impostos e tributos federais, estaduais e municipais, se for o caso.

7.3. O cachê será pago na forma de Premiação a Pessoa Física, e o valor será repassado ao representante informado no ato da inscrição.

8. CONSIDERAÇÕES GERAIS

8.1 A organização poderá entrar em contato com as companhias para obtenção de maiores detalhes, a qualquer tempo. Não serão fornecidas informações sobre a seleção por telefone ou e-mail antes da data prevista.

8.2. Todo material cênico (figurino, cenário, projetores, notebooks, gravação, edição, adereços etc.) são de inteira responsabilidade dos grupos selecionados.

8.3. Os documentos necessários a serem enviados pelos grupos selecionados, bem como seus respectivos prazos, deverão ser respeitados, resultando na desclassificação da companhia.

8.4. A inscrição neste festival pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento.

8.5. Outros esclarecimentos poderão ser obtidos pelo e-mail: cultura_jacarezinho@hotmail.com ou pelo telefone (43) 3911-3132.

8.6 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos diretamente com a equipe de produção do festival.

Marcelo José Bernardeli Palhares - Prefeito Municipal de Jacarezinho

Patrícia Martoni - Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes