O Município de Jacarezinho está reformulando o funcionamento de seu Conselho Municipal e Conferência Municipal de Saúde por meio da Lei nº 4.310/2023, publicada nesta quarta-feira (22). O Conselho é um órgão colegiado e permanente do Sistema Único de Saúde, vinculado à estrutura organizacional e financeira da Secretaria Municipal de Saúde. É composto por representantes do gestor municipal, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários. Suas atribuições incluem cooperar e contribuir na definição e planejamento das ações e serviços de saúde, formular estratégias para a execução da Política Municipal de Saúde e definir critérios de qualidade para os serviços de saúde oferecidos pelo município.
Segundo o secretário municipal de Saúde, João Luccas Thabet Venturine, a iniciativa tem por objetivo adaptar a legislação municipal com as leis nacionais que tratam do tema. “Promovemos também a equiparação do mandato dos conselheiros com a vigência da Conferência. Antes, o mandato dos conselheiros durava mais e a Conferência menos,e havia um descasamento que agora é resolvido”, explica o Secretário. “Também houve a inclusão de cadeira governamental para a 19.a Regional de Saúde, pois Jacarezinho sedia esse órgão”, pontua.
As decisões do Conselho Municipal de Saúde, quando de caráter normativo, serão submetidas à homologação do Chefe do Poder Executivo. O prefeito Marcelo Palhares (PSD), no entanto, quer estimular a participação da comunidade nas decisões. “Por mais que façamos, sempre há espaço para melhorias, e nada melhor que o usuário, o cidadão, participar das decisões. Além deles, os profissionais da área são de suma importância, e esse encontro nas Conferências e no Conselho poderá contribuir para o aperfeiçoamento que todos desejamos”, avalia o Prefeito.
A nova Lei estabelece ainda que o órgão de deliberação máxima é o Plenário do Conselho, que realizará sessões ordinárias a cada 30 dias e extraordinárias quando convocadas pelo Presidente ou por requerimento da maioria dos seus membros. Uma plenária aberta à população será realizada pelo Conselho Municipal de Saúde, no mínimo uma vez por ano, para avaliar e propor atividades e políticas de saúde implementadas no município. O Conselho será composto de forma paritária por 16 membros e seus suplentes, e o Presidente será eleito entre os membros do Conselho. A eleição dos membros e respectivos suplentes das entidades representantes de cada segmento que comporão o Conselho dar-se-á durante a Conferência Municipal de Saúde, que ocorrerá a cada 4 anos.
A Conferência Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo, composta por representantes dos vários segmentos sociais com sede e/ou atuação no Município de Jacarezinho e aberto à população. Este ano, a Conferência foi realizada no mês de fevereiro.
Lei na íntegra:
https://jacarezinho.pr.gov.br/uploads/diarioOficial/diario-22032023.pdf
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.