A Prefeitura Municipal de Jacarezinho inaugurará o Instituto da Mulher Casa Rosa, um espaço dedicado ao atendimento da saúde da mulher, no próximo dia 13 de julho, às 16 horas. A Casa Rosa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, e a inauguração representa um marco da atual gestão, somado à Clínica de Pediatria, Ambulatório de Especialidades Médicas (AME), nova base do SAMU e a gestão pelo Cisnorpi, e as melhorias que estão sendo implementadas no Pronto Socorro, em parceria com a nova direção da Misericórdia de Jacarezinho.
Na Casa Rosa serão prestados atendimentos às mulheres, especialmente gestantes. “Estamos reunindo em um local - uma ampla casa totalmente adaptada às necessidades-, vários setores de apoio às gestantes, inclusive à mulher vítima de violência. Em parceria com o Núcleo Maria da Penha (Numape), nossa equipe prestará também apoio psicológico a essas mulheres”, pontua o secretário João Luccas Thabet Venturine.
Segundo Venturine, é aguardada a presença do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, à solenidade de inauguração. “O prefeito Marcelo Palhares nos passou as diretrizes e deu total apoio para que o prédio e os profissionais que nele vão atuar tivessem todas as condições para prestar atendimento de excelente qualidade”, destaca o secretário.
Serão atendidas gestantes a partir das 34 semanas, de todas as unidades de Saúde. As mulheres receberão educação permanente, em periodicidade mensal, serão realizados testes rápidos da gestante e da mulher, com realização de exames de ultrassom e coleta de preventivos. Na área da
Ginecologia, serrão feitos procedimentos de implantação de DIU, cauterização e retirada de pólipos, além de consultas clínicas em geral.
Para o Prefeito, a área da Saúde, que vinha sendo alvo de críticas constantes, começa a apresentar significativos sinais de avanços. “Reformamos as unidades básicas de saúde, estamos construindo uma nova na região do Aeroporto, adquirimos ambulâncias, vans e veículos para tratamentos fora de domicílio, destravamos a novela do AME e tantas outras conquistas. Nosso objetivo é que, em vez de críticas, a saúde passe a ser elogiada, e penso que estamos no caminho certo”, avalia Palhares.
O apoio do secretário Beto Preto e do governador Ratinho Junior, de acordo com Palhares, tem sido fundamental. “A maioria dos recursos aplicados vêm do Governo do Estado, e nosso relacionamento não poderia ser melhor. Por isso eu agradeço ao governador e seus secretários, deputados estaduais e federais, lembrando sempre dos vereadores de Jacarezinho, que nos apoiam, da nossa vice-prefeita, Patrícia Martoni, e de toda nossa equipe de secretários e colaboradores, todos unidos em torno de um projeto de cidade”, destaca o Prefeito, que cita os deputados federais Sandro Alex, Pedro Lupion, Ney Leprevost, Diego Garcia, e os deputados estaduais Mauro Moraes, Romanelli “e tantos outros que nos auxiliam enviando recursos para a Saúde”, finaliza.
O Instituto da Mulher Casa Rosa fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, n.° 26.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.