Estimular o turismo e fomentar o desenvolvimento local por meio do apoio a projetos que fortaleçam a região. Esse é o objetivo da CTG Brasil, uma das líderes em geração de energia limpa no País e concessionária de oito usinas hidrelétricas no rio Paranapanema que, em parceria com o Instituto Meio, está lançando o Programa Usina de Negócios – Fortalecimento do Turismo – UHE Chavantes.
Podem participar do programa microempreendedores (ME e MEI) e grupos formais (associações e cooperativas com CNPJ ativo) localizados nas 15 cidades que fazem parte da área de influência do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes: Ourinhos, Chavantes, Jacarezinho, Bernardino de Campos, Piraju, Fartura, Canitar, Ipaussu, Timburi, Itaporanga, Carlópolis, Siqueira Campos, Ribeirão Claro, Barão de Antonina e Salto do Itararé.
“Fortalecer iniciativas que fomentam o empreendedorismo e a geração de renda nas regiões sem que a CTG Brasil atua faz parte da estratégia de investimento social da companhia. O turismo sustentável é uma atividade em expansão na região abrangida pelo reservatório da UHE Chavantes, que ao que tudo indica, está desenvolvendo esta vocação. Através do projeto Usina de Negócios, reafirmamos nosso propósito de gerar impacto social positivo e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico nas regiões onde estamos inseridos”, explica o gerente de Sustentabilidade & ESG da CTG Brasil, Ronan Max Prochnow.
Diagnóstico
O programa foi desenvolvido a partir de um Diagnóstico Territorial realizado na região, a fim de compreender com maior profundidade o contexto do turismo nos municípios selecionados. “A partir desse estudo, fizemos a triangulação entre os dados secundários e primários, executando entrevistas in loco com os atores locais envolvidos com a temática. Dessa forma, identificamos potencialidades e desafios do turismo nessa área, assegurando a execução deprojetos eficazes”, diz Lars Diederichsen, fundador do Instituto Meio.
Para o prefeito Marcelo Palhares, iniciativas como essa são fundamentais para fortalecer o empreendedorismo no município. “Quando recebemos o pessoal do Instituto Meio, fizemos questão de apresentar o potencial turístico de nossa cidade. Assim como eles, acreditamos que o turismo é uma grande oportunidade de gerar negócios e desenvolver parcerias capaz de incentivar os empresários do setor. Queremos não apenas agradecer, mas também parabenizar a CTG Brasil por essa belíssima iniciativa”, destacou.
As inscrições começam no dia 22 de agosto e vão até 15 de setembro. Para participar énecessário acessar as informações do chamamento pelo seguinte link: https://tinyurl.com/chamamentoturismoctg, e fazer a inscrição pelo:
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.