Eventos

 

Publicado em: 28/08/2023 11:04 | Fonte/Agência: Departamento de Cultura

EnCena tem programação para todas as idades

Abertura será realizada no dia 29 de agosto

Whatsapp

 

EnCena tem programação para todas as idades Todos os espetáculos do EnCena são gratuitos
Homero Pavan

A XVIII Mostra de Teatro EnCena acontecerá de 29 de agosto a 3 de setembro, com nove espetáculos para todas as idades. O evento é uma ação cultural gratuita realizada pela Prefeitura de Jacarezinho, pelo SESC Paraná e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e apoio do Instituto Federal do Paraná, Campus de Jacarezinho. A programação acontecerá nos municípios de Jacarezinho, Bandeirantes e Cornélio Procópio. Todos os espetáculos serão gratuitos.

A abertura do evento será no dia 29 de agosto, com a peça “Eu Severino”, do Grupo Paiol, no Campus Luiz Meneghel da UENP, em Bandeirantes, às 10h, e, no Campus de Cornélio Procópio, às 19h30. O elenco é formado por quatro artistas, Francielly Veiga, Heriveuto de Souza, Michele Nakagima e pelo diretor Pedro Ziroldo. O espetáculo traz elementos do sertão por meio da figura nordestina do protagonista Severino.

No dia 30 de agosto, a Cia Mapinguary, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Conte outra vez”, às 14h, na Praça Rui Barbosa, em Jacarezinho. O palco a céu aberto receberá o artista Carlos Godoy, um exímio contador de histórias. Na peça, ele apresentará contos populares e cantigas. A interação com a plateia é um diferencial da apresentação.

No mesmo dia, a programação do EnCena contará com o espetáculo “AM 950, Rádio Doçura”, do Grupo Paiol, às 19h30, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (Faculdade de Direito), Campus de Jacarezinho da UENP. Nessa peça, os atores Heriveuto e Pedro Ziroldo trazem para a cena discussões sobre a migração, a cultura latifundiária, a exploração trabalhista, os festejos no carnaval, a fé e a amorosidade como sinais de luta e resistência.

Na quinta-feira, 31, a Cia Mapinguary exibe a peça “Festa no Céu e outras alegrias”, voltado ao público infantil, às 9h, na Praça Rui Barbosa, em Jacarezinho. O boneco Mapinguari rouba a cena no final da peça. Além do contador de histórias, Carlos Godoy, os músicos Bruno Rocha e Giuliano Del Sole abrilhantam a Festa.

Já o Grupo Soarte apresentará o espetáculo “Maria Peregrina”, no Sesc/Senac Jacarezinho, às 19h30. Três histórias distintas que envolvem drama e comédia se entrelaçam. As histórias narradas por um romeiro resgatam lembranças e acontecimentos que revelam a vida de Maria Peregrina, personagem do folclore popular do interior do estado de São Paulo, considerada santa pela população de São José dos Campos, cidade onde viveu e faleceu.

No dia 1° de setembro, o público poderá conferir, no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), às 9h e 14h30, a vídeoperformance “Alfabetos e Aniversários”, do curso técnico em Teatro do Instituto Federal do Paraná, Campus de Jacarezinho. Ao todo, oito alunos protagonizam o trabalho. O grupo é dirigido pelos professores Antônio Rodrigues e José Quaresma.

O espetáculo “Mortes Ardentes, Paixões Enterradas” (Classificação etária: 10 anos), do Humatriz Teatro, acontecerá no mesmo dia, às 20h30, no CAT – Teatro de Arena. O espetáculo é estrelado pelas atrizes e palhaças Adelvane Neia (Margarida) e Silvia Leblon (palhaça Spirulina).

No sábado (02/09), a Cia do Abração apresenta o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, no CAT, a partir das 20h30. A peça conta a história de Alice, uma menina inquieta, ávida por aventuras e novidades. Na adaptação de Letícia Guimarães, a protagonista Ana Sercunvius (Alice) dorme no meio de uma enfastiante narrativa, contada por sua irmã e, em seu sono, começa a sonhar e encontra um coelho apressado, que carrega como um tesouro, pensamentos novos, coloridos e lindos.

A novidade desta edição fica para o encerramento da programação, que será realizado na Estação Ferroviária de Jacarezinho, em um importante processo de reocupação cultural desse patrimônio municipal. Dessa forma, no domingo, dia 3 de setembro, às 9 horas, o Grupo Ás de Paus, de Londrina, encena o espetáculo “Encontro de Gigantes”.

A peça apresenta duas figuras excêntricas e divertidas enquanto aguardam com curiosidade a realização do tão esperado “Encontro de Gigantes” na companhia do público. Cansada da espera, a dupla decide ir embora, quando, de repente, é surpreendida por uma figura fantástica. Nesse encontro, todos são convidados a conhecer a história de um elemento que atravessa épocas, permeando diversas culturas e transformando a dimensão do humano.

Serviço
EnCena - Mostra de Teatro de Jacarezinho

29/08 Terça-feira, 10h
EU SEVERINO | Grupo Paiol (Ribeirão Claro/PR)
Local: UENP – Campus Luiz Meneghel (Bandeirantes) | Classificação etária: livre

29/08 Terça-feira, 19h30
EU SEVERINO | Grupo Paiol (Ribeirão Claro/PR)
Local: UENP – Campus Cornélio Procópio | Classificação etária: livre

30/08 Quarta-feira, 14h30
CONTE OUTRA VEZ [ESPETÁCULO INTERATIVO]| Cia Mapinguary (São Paulo/SP)
Local: Praça Rui Barbosa | Classificação etária: livre

30/08 Quarta-feira, 19h30
AM 950, RÁDIO DOÇURA | Grupo Paiol (Ribeirão Claro/PR)
Local: UENP CJ – Centro de Ciências Sociais Aplicadas |Classificação etária: livre

31/08 Quinta-feira, 9h
FESTA NO CÉU E OUTRAS ALEGRIAS | Cia Mapinguary (São Paulo/SP)
Local: Praça Rui Barbosa | Classificação etária: livre

31/08 Quinta-feira, 19h30
MARIA PEREGRINA | Grupo Soarte (Ourinhos/SP)
Local: SESC/SENAC - Jacarezinho |Classificação etária: livre

01/09 Sexta-feira, 9h e 14h30
ALFABETOS E ANIVERSÁRIOS [VIDEOPERFORMANCE] | Curso Técnico em Teatro – IFPR (Campus Jacarezinho)
Local: CAT – Palco Italiano | Classificação etária: livre | Gratuito

01/09 Sexta-feira, 20h30
MORTES ARDENTES PAIXÕES ENTERRADAS
Cia Humatriz Teatro (Jacarezinho/PR)
Local: CAT – Arena | Classificação etária: 10 anos | Gratuito
Retirar os ingressos 1h antes do espetáculo

02/09 Sábado, 20h30
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS
Cia do Abração (Curitiba/PR)
Local: CAT – Palco Italiano | Classificação etária: livre | Gratuito
Retirar os ingressos 1h antes do espetáculo

03/09 Domingo, 9h
ENCONTRO DE GIGANTES | Grupo Ás de Paus (Londrina/PR)
Local: Estação Ferroviária – Vila Setti | Classificação etária: livre