Publicado em: 27/11/2023 13:17 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação

Cultura prevê repasse estimado em R$ 371 mil em projetos

Editais referentes à Lei Complementar 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, foram publicados

Cultura prevê repasse estimado em R$ 371 mil em projetos Informações podem ser obtidas no Departamento de Cultura
Homero Pavan

A Prefeitura Municipal de Jacarezinho publicou nesta sexta-feira (dia 24) os avisos referentes às Chamadas Públicas 8 e 9/2023, que têm por objetivo selecionar propostas de projetos culturais. Os certames visam promover o desenvolvimento de projetos audiovisuais, nos quais serão aplicados R$ 264.400,00 (duzentos e sessenta e quatro mil e quatrocentos reais) e outras áreas culturais no Município, para as quais foram alocados R$ 107.189,10 (cento e sete mil cento e oitenta e nove reais e dez centavos). A soma dos valores das duas chamadas ultrapassa a cifra de R$ 371 mil. As Chamadas Públicas proporcionam a oportunidade para que a comunidade cultural participe ativamente do processo.

“Esta iniciativa visa fortalecer a cultura e promover o desenvolvimento de projetos audiovisuais e culturais em Jacarezinho, contribuindo para a diversidade cultural e artística de Jacarezinho”, comemora o prefeito Marcelo Palhares (PSD), entusiasta das iniciativas culturais.

“Cada vez mais o setor artístico é reconhecido como modo de produção, e por isso precisa ser financiado e estimulado. Além dos aspectos lúdicos e culturais são iniciativas importantes na geração de renda”, lembra o chefe do Poder Executivo. “Estão de parabéns a nossa secretária de Educação, Cultura e Esportes, Patrícia Martoni, e ao nosso pessoal do Departamento de Cultura, que enfrentaram o desafio de oferecer essa Chamada Pública aos artistas jacarezinhenses”, conclui.

Os projetos culturais poderão ser concedidos em diversas áreas culturais, condicionados ao eixo de recursos outras áreas, com exceção do audiovisual de acordo com Lei Paulo Gustavo, como Arte e Cultura LGBTQIAPN+, Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Artesanato, Capoeira, Circo, Cultura Afro – Matrizes Africanas, Cultura Indígena, Festas populares e tradicionais, Culinária, Dança, Fotografia, Música, Literatura e Infraestrutura Cultural. A proposta apresentada poderá integrar mais de uma área cultural.

Poderão se inscrever nestes editais pessoas físicas, com no mínimo 18 (dezoito) anos de idade, brasileiro (a) nato (a) ou naturalizado (a), domiciliado (a) em Jacarezinho há pelo menos 1 (um) ano, ou Coletivos - grupo de pessoas não organizado formalmente e representados por pessoa física.

Serão consideradas válidas somente as inscrições finalizadas, por meio do envio da proposta, até o horário e data limite estipulados nos Editais. Cabe ao proponente certificar-se de que a sua proposta está devidamente inscrita.

As dúvidas relacionadas ao processo de inscrição poderão ser resolvidas presencialmente, na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Departamento de Cultura), situado à Rua Costa Junior, 1095, Centro, das 08h00min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min até o último dia de inscrição; pelo e-mail: apoiocultural.jacarezinho@gmail.com; ou pelo WhatsApp (43) 3911 3132. As dúvidas poderão ser enviadas até 01 (um) dia antes do término das inscrições através do e-mail citado acima.

Os interessados em participar deste chamamento público podem obter os Editais completos solicitando-os junto ao Departamento de Compras, Licitações e Contratos do Município de Jacarezinho, Estado do Paraná, através do e-mail (licitacao@jacarezinho.pr.gov.br) ou pelo telefone (43) 3911-3018. Não há custos envolvidos na solicitação dos Editais, que podem ser baixados também nos seguintes links:

Apoio ao Audiovisual

Apoio as Demais Áreas Culturais