A cidade de Jacarezinho sediou a 7ª Conferência Municipal das Cidades – um evento fundamental para definir os rumos de Jacarezinho sobre o desenvolvimento urbano. Com o tema Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social, a conferência aconteceu nesta terça-feira (05) na Câmara de Vereadores.
Este encontro foi uma etapa preparatória para a Conferência Estadual, oferecendo um espaço de debate e reflexão sobre o futuro de Jacarezinho, com intuito de garantir mais qualidade de vida para todos os cidadãos.
A conferência se destaca por ser pública e acessível, reforçando a importância da participação popular, assegurando que todos os setores tenham voz ativa.
Estiveram presentes, gestores e administradores públicos, movimentos populares como a Associação de Moradores da Vila Rural, trabalhadores representados por entidades sindicais como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, empresários do setor de desenvolvimento urbano, como a Construtora Vertuan, entidades profissionais e acadêmicas, como a Associação dos Engenheiros, e organizações não governamentais como a ONG Bicharedo, entre outros.
Durante o evento, foram escolhidas quatro propostas de melhorias para o município que foram encaminhadas à Conferência Estadual.
Além disso, houve a eleição dos delegados que representarão Jacarezinho na próxima etapa, garantindo que a cidade tenha voz no desenvolvimento de políticas regionais e nacionais.
Dentre os escolhidos para representar a Sociedade Civil estão: Plínio Marcondes Madureira, Karolina Celestino de Oliveira Andrade, Sebastião Ângelo, Michele Serrato Elias Vertuan, Francisco Augusto Foggiato Alvim e Suéllen Silva de Oliveira Trindade. E os delegados eleitos para representar o poder público foram: Suéllen Maria Rossetto Moraes dos Santos, Maria Eduarda Torres Marcelino, Paulo Vitor Batista da Silva e Larissa Gabrielle de Oliveira (suplente).
O chefe de Gabinete Vanderlei Souza esteve presente representando o prefeito Marcelo Palhares e destacou a relevância da conferência, afirmando que projetos dessa natureza agregam ao desenvolvimento do município e ao futuro das próximas gerações.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.