Geral

Publicado em: 18/06/2009 19:00 | Fonte/Agência: com informações do site Ta Na Cidade - www.tanacidade.com | Autor: Câmara Municipal e Geraldo David

Câmara Municipal homenageia Dom Fernando e a professora Cassia Faleiros

Foram outorgados os Títulos de Cidadãos Honorários a querida professora Cássia Faleiros e ao Reitor da UENP e bispo de nossa diocese Dom Fernando.

A Câmara Municipal teve o privilegio de homenagear na última quarta-feira, 17 de junho, no Anfiteatro “Édila Rocha Garbeline” da UENP (antiga FAFIJA), o Reverendíssimo Dom Fernando José Penteado, bispo de nossa diocese e reitor da UENP, e a Professora Cássia Eclecy Pimentel Rocha Faleiros, figura ilustre em nossa sociedade.

Estiveram presentes na cerimônia, vereadores da Câmara Municipal, autoridades de Jacarezinho e região.

Sempre bem humorada, a Professora Cássia Faleiros agradeceu a participação dos amigos e ao seu ex-aluno Vicente Estanislau Ribeiro, que em 2007, quando vereador, á indicou a receber o título.

Dom Fernando, com sua serenidade, contou sobre a importante missão que recebera no passado que foi começar uma vida missionária em Jacarezinho, vindo de encontro a um desejo pessoal seu. Enfatizou que seu trabalho hoje é resultado de uma história de dedicação de um outro missionário, Dom Conrado Walter. Agradeceu a todos que o homenagearam, e ao responsável pela outorga do título, o vereador Wilson Ferreira, que o indicou a receber o benemérito.

Dom Fernando José Penteado!

Desde o dia 05 de julho de 2.000, Dom Fernando foi nomeado o 6º Bispo de Jacarezinho, querido por toda a comunidade jacarezinhense e região, sempre trabalhou ao lado do povo com muita humildade e respeito.

Além de sua atuação religiosa, engajou-se na luta da tão sonhada universidade regional, sendo um dos protagonistas da implantação da Universidade Estadual do Norte do Paraná
(UENP), um marco na história de Jacarezinho.

Como prova de sua capacidade intelectual, política e social foi convidado pelo Governo do Estado do Paraná a assumir a Reitoria da UENP, onde atualmente acumula essa função com todo o afinco e dedicação em prol de nossa comunidade local e regional.

Professora Cássia Faleiros!

Filha de Hernandes Rocha e da Professora Ruth Pimentel Rocha, neta do primeiro Tabelião de nossa cidade Coronel Cecílio Rocha, a professora Cássia Faleiros atuou a maior parte de sua vida em prol de nossa sociedade.

Na FAFIJA, foi diretora por duas gestões e vice na gestão do professor Giovanni Bianchi, época em que foi criado o curso de especialização, o que traçou as metas de um futuro curso de mestrado.

Em sua 1ª gestão como diretora da FAFIJA, organizou o FEMUJAC (Festival da Musica Universitária de Jacarezinho). E sentiu que os artesões não tinham o reconhecimento da comunidade, criou a Feira da Lua, onde tinha a participação do SESC, Asilo, artistas e artesões da nossa cidade.

Sendo pessoa ligada à arte teatral, quando ainda estudante universitária, promoveu peças, shows, que mais tarde foram apresentadas com a ajuda dos diretores do CAT, contribuindo com isso na construção do Teatro.

Atuou como vereadora de nosso município da Gestão de 1997 a 2000, período que também participou do Conselho Tutelar do Meio Ambiente, atualmente participa da ONG “AGE BRASIL”, que tem como meta a restauração e a renovação do Rio Jacarezinho, e também é atualmente conselheira do Patrimônio Histórico Municipal junto a atual administração.
A Câmara municipal agradece a todos que estiveram presentes no evento, em especial a Dom Fernando e a professora Cássia Faleiros.
Jacarezinho se sente honrada e feliz em ter duas pessoas ilustres como vocês em nossa sociedade.