Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 15/10/2007 13:47 | Autor: Marcos Junior (Jornalista)/ Foto: Alfredo.

Jacarezinho participa do programa Universidade Sem Fronteira

Esteve presente no início do programa de extensão universitária do país, a Secretária da Criança e presidente do Iasp (Instituto de Ação Social do Paraná), Thelma Alves de Oliveira, a Secretária da SETI, Lygia Pupatto, a prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, a diretora da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho (FAFIJA), Ilca Maria Setti, o diretor da Faculdade de Direito de Jacarezinho, Jaime Brito, o diretor da Faculdade Estadual de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (FEAFIJA), Rinaldo Bernadelli, o Reitor da Universidade do Norte do Paraná (UENP), Bispo Dom Fernando Peteado e alunos das instituições de ensino que faz parte da UENP. "São experiências que vamos levar a outros municípios. A motivação dos alunos que participam do programa é muito grande, assim temos certeza que eles terão dedicação neste projeto", comenta Juarez Soares, vice-diretor da FAFIJA. O programa tem como objetivo estreitar as relações entre as instituições públicas de ensino superior e os municípios com índices sociais insatisfatórios, visando aprimorar o compromisso das instituições com o desenvolvimento regional da população. São 164 projetos elaborados pelas universidades e faculdades estaduais, que pretendem consolidar aos estudantes do ensino superior público do Paraná uma formação humanista junto com o aprimoramento do ensino de qualidade. Segundo Ilca Maria Setti, as expectativas dos professores e acadêmicos é muito grande. "Todos acreditam que esse trabalho vai trazer benefícios ímpares para a nossa sociedade, encaro esse projeto como o melhor programa educacional que o Paraná já teve", disse a diretora durante o lançamento da Universidade sem Fronteira. A FAFIJA tem envolvido no programa 16 professores, oito pessoas recém-formadas que recebem uma bolsa de R$ 900 (novecentos reais) e 32 alunos que também ganham bolsa, mas no valor de R$ 300 (trezentos reais). A faculdade conta com três projetos, o primeiro "Licenciatura", envolve os cursos de Biologia, Letras, História e Pedagogia, onde os alunos irão até as escolas de ensino médio e fundamental para dar apoio didático. "Estes projetos vão de encontro com as necessidades da região. Ajudando as escolas e nossos alunos poderem praticar", ressalta Ilca Setti. O segundo projeto envolve o curso de história da instituição com o tema "Cidadania". O curso de biologia terá o tema "Sustentabilidade e cultura familiar", onde os alunos vão fazer mapeamento de rios, para recuperar a mata ciliar e dando apoio aos pequenos proprietários. "Quero parabenizar ao governador Roberto Requião e toda sua equipe pela iniciativa neste programa da Universidade Sem Fronteira. Este projeto é revolucionário e essencial para o ensino, pesquisa e extensão", finaliza a prefeita Tina Toneti.