Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 19/10/2007 15:08 | Autor: Marcos Junior jornalista

Vereadores aprovaram a autorização da compra do terreno para a UFTPR em sessão extraordinária

Os vereadores aprovaram em sessão extraordinária nesta quinta-feira, 18, em segunda discussão e votação a autorização da compra do terreno para a construção da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UFTPR), antigo CEFET no Jardim Panorama. A prefeita Tina Toneti anunciou nesta semana a autorização através do deputado federal, Ângelo Vanhoni, para as obras começarem em 2008 e não 2009 como estava programado inicialmente. "É a maior conquista que Jacarezinho teve nos últimos 50 anos, desejo os parabéns à prefeita pela luta que teve para trazer a Universidade Tecnológica para o município", ressalta Vicente Estanislau Ribeiro (PMDB). O anúncio oficial veio no final de abril deste ano, quando o governador Roberto Requião escolheu a cidade em relação a Santo Antônio da Platina. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) definiu que cada cidade pólo teria uma extensão da UFTPR. Na época a prefeita Tina Toneti comentou que não sabia quais eram os critérios para esta escolha. Ressaltou a chefe no executivo que os secretários fizeram um levantamento para mostrar todos os pontos de Jacarezinho para ser uma cidade pólo, como as faculdades públicas e vários núcleos ficam no município. "Meu contentamento com a Tina por este projeto da autorização da compra que votamos com orgulho. Outro ponto que merece destaque é ela conseguir este adiantamento em um ano para começar as construções", argumenta Beto Rocha (PT). É a mesma opinião de Vilela José Santana (PT) que complementa que esta é mais uma conquista da prefeita para Jacarezinho. O antigo CEFET já tem seis unidades instaladas no Paraná, em Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa. Para o ano de 2008 serão construídas em Telêmaco Borba, Umuarama, Paranaguá, Paranavaí e agora em Jacarezinho. Segunda Tina Toneti, o MEC juntamente com Ângelo Vanhoni verificaram que o Norte Pioneiro é um local carente, sendo adiantado em um ano o começo da construção. Os vereadores Diogo Augusto Biato Filho (PT), José Izaías Gomes (PT), José Roberto da Rocha (PT), João Bacon (PMDB), Kim da Farmácia (PMDB), Marcos Colosso (PMDB), Vicente Estanislau Ribeiro (PMDB), Vilela José Santana (PT) e Wilson Ferreira (PMDB) aprovaram nas duas votações por unanimidade. A prefeita acompanhou no plenário mais uma etapa do sonho da Universidade Tecnológica ser concretizado. "Agradeço aos vereadores por votarem a favor do projeto para a autorização da compra do terreno", argumenta Tina. No dia 23 de novembro haverá uma Audiência Pública com a participação do deputado federal, Irineu Colombo, que é Diretor de Articulação Institucional do MEC, O diretor da Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alípio Santos Leal Neto, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e professores de todo o Norte Pioneiro, além da Chefe do Núcleo de Educação de Jacarezinho, Izolete dos Anjos Grande, e a Chefe do Núcleo de Educação de Ibaiti, Márcia Buzatto. "Quero convidar a todas as lideranças regionais para comparecer neste evento, pois iremos discutir que modelo a Universidade Tecnológica irá ter para a região", finaliza a prefeita Tina Toneti.