O prefeito

Publicado em: 14/05/2008 17:57 | Autor: Dep. de Comunicação

Valentina Helena de Andrade Toneti

A prefeita de Jacarezinho Valentina Helena Andrade Toneti (PT) nasceu em 2 de março de 1979. Solteira, bacharel em Direito pela FUNDINOPI – Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, atual UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná. Tina cumpre seu primeiro mandato, como prefeita de Jacarezinho.

Nascida e criada no município, morou até os 24 anos de idade no Sítio São José, bairro Ouro Grande, a 8. quilômetros da cidade. Seus pais: Carlos Toneti e Rosi Andrade Toneti ensinaram os filhos Felippe Andrade Toneti e Tina a trabalhar na roça desde cedo. Eles aprenderam dirigir trator, caminhão, gradear, arar e capinar a terra.

Tina canta desde os 11 anos. Ela participou das bandas: Possetti Boys, Erupção Music Show, Brasilian Band Show, Synteses  e também fazia shows acompanhada do irmão.

Eles tocaram em vários eventos e cidades da região. Em 2001, gravou o CD Tina Toneti vol. 1, uma produção independente.

Dos 12 aos 16 anos de idade, ela acordava às 4 da manhã para trabalhar na feira com o pai. Valentina sempre estudou em escolas públicas. De 1ª a 4ª cursou na extinta Escola Rural Municipal Rui Bicudo, de 5ª a 8ª série do ensino fundamental e do 1º ao 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Rui Barbosa.

Depois, estudou um ano de música na Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Curitiba. Por motivos financeiros, Tina trancou a faculdade, voltou para Jacarezinho e ficou os anos de 1998 e 1999 sem estudar. Durante este tempo, ela fez propaganda com carro de som nas ruas da cidade e cantou em festas e eventos para manter-se. Nesta época ganhou bolsa de estudos no Colégio Dinâmica para fazer  cursinho pré-vestibular. Em 2001, ingressou na Faculdade de Direito e, em 2003, filiou-se ao PT. No ano seguinte, candidatou-se à prefeitura da cidade, sendo eleita com 11.696 votos, onde cumpre mandato até 2008.

Concluiu a faculdade de Direito e assumiu a Prefeitura em 2005 sendo a primeira mulher a governar Jacarezinho, a mais jovem do Paraná e segunda do país, posto que cumpre mandato até 31 de dezembro de 2008.