O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (MPjTC) Gabriel Guy Léger é o autor de um dos 48 artigos do Manual do Vereador do Paraná; Vença os Temas que Desafiam os Legislativos Municipais. O livro será lançado na próxima quinta-feira (26 de agosto), às 13h30, no Clube Concórdia (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815, Centro), em Curitiba, durante o Fórum Estadual de Vereadores e Presidentes de Câmaras Municipais.
 
 No texto O Tribunal de Contas e o Ministério Público que Nele Atua, à Luz da Constituição Federal, que se estende por nove páginas, o procurador delineia o perfil constitucional do Tribunal de Contas e seu papel no controle externo da administração pública. Também esclarece a atuação da centenária instituição do Ministério Público de Contas, criado pelo Decreto 392, de 8 de outubro de 1896 e instituído desde a primeira Constituição republicana, de 1891.
 
 \"Destaco que a intervenção do Ministério Público é necessária para o aperfeiçoamento da jurisdição de contas e condição para que as decisões da Corte sejam executadas. Também aponto a relevância dos vereadores no papel do controle externo da administração municipal\", explica Guy Léger. Formado em Direito, ele atuou na advocacia civil e como procurador da Fazenda Nacional antes de ingressar no MPjTC, em junho de 1998. No biênio 2004-2006, foi procurador-geral do órgão.
 
 Além de Guy Léger, o livro reúne artigos produzidos por outros 29 especialistas - todos eles servidores ou profissionais ligados ao legislativo municipal paranaense. Os temas vão desde normas regimentais até a prática de nepotismo à luz da Súmula Vinculante Número 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), passando pelas leis de orçamento público, licitações e responsabilidade fiscal.
 
 Segundo os organizadores - Luís Carlos Diesel e Neri Gervasio Wagner -, o objetivo da obra é se tornar um guia de consulta rápida, para orientar e esclarecer dúvidas dos parlamentares. O livro foi lançado pela Editora Germânica, de Marechal Cândido Rondon (Região Oeste do Estado), com o apoio da Associação de Câmaras de Vereadores do Estado (Acampar). Mais informações e pedidos pelo telefone: (45) 3254-1360 begin_of_the_skype_highlighting              (45) 3254-1360      end_of_the_skype_highlighting. 
 
 Texto:Valmir Denardin
 Foto: Arquivo TCE
 Coordenadoria de Comunicação Social
FORMAÇÃO ON LINE ACERCA DO NOVO SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DE ISS.
Prezados Contadores,
Prezados Responsáveis Fiscais de Instituições Financeiras,
Considerando a implantação do novo Sistema de Escrituração Digital do Município, informamos que nos próximos dias 03 a 06 de novembro de 2025 o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e a DEISS, estarão inoperantes.
Diante de tal fato, aproveitamos o presente para convidá-lo (s) para a FORMAÇÃO ONLINE ACERCA DAS FUNCIONALIDADES DO NOVO SISTEMA, a ser realizada no dia 31 de outubro de 2025.
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 08:30h às 10:00h, formação com os CONTADORES:
https://teams.microsoft.com/meet/2606420077597?p=oJcglwZJMz8Phstk7d
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 14:00h às 15:00h, formação com os RESPONSÁVEIS FISCAIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS / BANCÁRIOS: