Com o objetivo de implementar a Lei Complementar 123/2006, que estabelece normas gerais relativas ao tratamento diferenciado e favorecido às microempresas e empresas de pequeno porte, houve a criação do Comitê Gestor Municipal tendo por objetivo a elaboração de um Plano Estratégico de Ações para o Desenvolvimento de Social, Humano, Econômico e Empresarial.
 
O Comitê se reuniu nesta terça-feira, 24, na Universidade Aberta do Brasil, onde teve como pauta a procura por soluções que ampliem a participação das microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito das licitações municipais.
 
São objetivos do Comitê Gestor: Estimular, Planejar e compor o Plano de Desenvolvimento e verificar os indicadores de melhoria dos indicadores; articular parcerias; estimular e am-pliar a legislação para favorecer as MPES; assessorar a gestão pública nas ações de melhoria do ambiente para micro e pequenas empresas; acompanhar a regulamentação e implementação da Lei Geral Municipal; prestar contas à sociedade quanto aos resultados alcançados.
 
Dentre as medidas que integram o Plano de Ação, após sucessivos encontros, percebeu-se a necessidade de capacitação das microempresas e empresas de pequeno porte à luz da Lei Complementar 123/2006; estimulo à formação de consórcios; parcerias com bancos para reposição do capital de giro; banco de dados na prefeitura de todas as compras municipais com relatórios de acompanhamento; fragmentação lícita dos processos licitatórios; formar associações para o agronegócio objetivando o Programa compra direta; workshops com produtos potenciais do município; subcontratação nos processos licitatórios, entre outras medidas.
 
O Plano de Ação congrega diretrizes que objetivam o acesso ao mercado; a simplificação e desburocratização dos procedimentos; acesso ao crédito e financiamentos; tributação; associativismo; educação empreendedora; inovação tecnológica e acesso à justiça.
FORMAÇÃO ON LINE ACERCA DO NOVO SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DE ISS.
Prezados Contadores,
Prezados Responsáveis Fiscais de Instituições Financeiras,
Considerando a implantação do novo Sistema de Escrituração Digital do Município, informamos que nos próximos dias 03 a 06 de novembro de 2025 o sistema de emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e a DEISS, estarão inoperantes.
Diante de tal fato, aproveitamos o presente para convidá-lo (s) para a FORMAÇÃO ONLINE ACERCA DAS FUNCIONALIDADES DO NOVO SISTEMA, a ser realizada no dia 31 de outubro de 2025.
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 08:30h às 10:00h, formação com os CONTADORES:
https://teams.microsoft.com/meet/2606420077597?p=oJcglwZJMz8Phstk7d
A Reunião poderá ser acessada através dos seguintes links:
Das 14:00h às 15:00h, formação com os RESPONSÁVEIS FISCAIS DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS / BANCÁRIOS: