O evento contou com a presença da prefeita Tina Toneti e dos vereadores José Izaías Gomes, José Roberto da Rocha, Kim da Farmácia, Marcos Colosso, e Wilson Ferreira.
“Com a inauguração desta ATI mais um passo para cuidar da idade das pessoas com mais de 50 anos foi dado. Eles realizarão atividades físicas acompanhados de estagiários da Faculdade de Educação Física”, destaca Kim da Farmácia.
A idéia da criação dos aparelhos foi inspirada em ações promovidas por Pequim, na China, em dar condições para que os idosos façam exercícios físicos em espaços públicos. Os 10 aparelhos que compõem a ATI ajudam a fortalecer, relaxar, alongar, dar agilidade e flexibilidade aos músculos.
“É uma grande alegria e satisfação a inauguração desta academia, espero que todos possam fazer bom proveito dela”, argumenta Luiz Cardoso, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Jacarezinho. Esta é a mesma opinião do vereador Beto Rocha.
O pioneiro da idéia no Paraná foi a cidade de Maringá, em abril do ano passado, quando instalou a primeira academia. É constatado a diminuição de 27% de consultas e solicitações de anti-inflamatórios em municípios que possuem projetos como esta academia.
““Esta academia mostra a nossa preocupação com a saúde da comunidade da melhor idade de Jacarezinho” destacou Tina. O vereador José Izaías Gomes aproveitou a ocasião e comentou que várias pessoas tem problemas de saúde e com estes exercícios isto pode ser combatido.
Jacarezinho terá três academia que tiveram o investimento de R$ 57.567,50. A primeira foi instalada ao lado do Posto de Saúde do bairro Aeroporto e atenderá pessoas que residem naquela localidade e bairros próximos.
A terceira ATI será inaugurada nas próximas semanas na Vila São Pedro. Com isto, Jacarezinho oferecerá qualidade de vida para as pessoas da Terceira Idade.
JACAREZINHO
O Novo Norte que valoriza o presente e constrói o amanhã
O futuro já começou. Uma gestão moderna, próxima das pessoas e focada em resultados está colocando a cidade em um novo patamar.
A Prefeitura de Jacarezinho anunciou avanços em diversas frentes de desenvolvimento, com foco na modernização dos serviços de saúde, educação e infraestrutura. O conjunto de projetos faz parte de uma visão de gestão que busca atender às demandas da população e impulsionar o crescimento da cidade.
Saúde
Uma das principais obras em andamento é a construção do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma estrutura que promete transformar o atendimento na área de saúde do Norte Pioneiro. A obra busca encurtar filas e facilitar o acesso a especialistas para a população que mais precisa, sendo considerada o maior projeto de saúde da região.
Infraestrutura e Mobilidade
Jacarezinho também avança com obras estruturantes para a mobilidade e o desenvolvimento econômico. A duplicação da BR-153 é vista como um projeto que irá aumentar a segurança nas rodovias, reduzir o número de acidentes e melhorar o escoamento da produção agrícola e industrial. A obra é considerada estratégica para atrair novos investimentos e gerar mais empregos na região.
Educação
A educação também é prioridade da gestão, que conquistou o Selo Ouro na Educação e garantiu um investimento de R$ 6 milhões para a construção de uma nova creche. A medida visa ampliar o acesso, a qualidade e o cuidado com as crianças e com os profissionais da área de ensino, reforçando o compromisso com o futuro da cidade.