Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 24/03/2008 17:04 | Autor: Dep. de Comunicação

Escolinha de futebol do município vence campeonato regional

O time infanto-juvenil (14 e 15 anos) da escolinha de futebol municipal de Jacarezinho foi campeão neste domingo, 23, do torneio da Liga Sul Norte Pioneiro de Desportos em Conselheiro Mairinck. A final foi realizada neste domingo, 23, no Estádio Municipal onde o time de Jacarezinho venceu Quatiguá por 1 a 0, gol feito faltando cinco minutos para o fim do jogo.

Ao todo, nove times disputaram o troféu de melhor equipe infanto-juvenil da região.

Os meninos campeões começaram a treinar em 2005 e este é o primeiro campeonato que participam. Segundo o treinador e coordenador da escolinha, Wanderson Davi de Souza, foram necessários esses três anos para que os garotos alcançassem uma idade em que há torneios e disputas no Estado.

A Prefeitura Municipal além de manter a escolinha que oferece aulas gratuitas cedeu o transporte e alimentação dos competidores assim como os uniformes de jogo, estreados durante a Liga.

Wanderson comentou ainda que o resultado foi surpreendente por se tratar da primeira competição oficial. “Eles superaram as nossas expectativas porque no começo eles estavam com medo, até perderam o primeiro jogo, mas tomaram confiança e foram campeões”, disse o treinador.

No dia 13 de junho o time vai participar da segunda, de quatro etapas em que a Liga é dividida. Os jogos serão em Tomazina

Escolinha de futebol

A escolinha de futebol do município funciona de segunda a sexta-feira no estádio Pedro Vilela. Conta com 4 treinadores, estagiários da faculdade de educação física, e aceita alunos de 7 a 16 anos. Além das avaliações físicas mensais é feito o acompanhamento do desempenho escolar das crianças. As aulas são gratuitas.

Com o futebol a criança aprende a trabalhar em equipe e a ter disciplina. Segundo Wanderson, o principal objetivo da escolinha é a formação desportiva por meio do futebol. “Aqui eles recebem treinamento não para serem atletas de carreira, mas sim formação para a vida”, afirmou.

O caráter educativo não impede que destaques apareçam. Nestes três anos de funcionamento a escolinha já foi responsável por encaminhar atletas para os times do Coritiba e do PSTC em Cambé – próximo a Londrina.