Publicado em: 26/03/2008 12:33 | Autor: Dep. de Comunicação

Prefeitura realiza Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

A Prefeitura de Jacarezinho através da Secretaria Municipal de Assistência Social está realizando nesta quarta-feira, 26, até as 17 horas, a II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso.

Segundo a secretária municipal de assistência social, Angélica Rosa, o objetivo da conferência, realizada a cada dois anos, é “discutir as políticas públicas para o idoso no município”. Na reunião são avaliados os avanços já realizados na área nos anos anteriores e com base nesses resultados são propostas outras ações para os quatro anos subseqüentes.

A coordenadoria do evento fica a cargo do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, criado em 2005, e toda comunidade foi convidada a participar independentemente da idade. “O público-alvo são os idosos, mas todos foram convidados para saber o que está sendo feito e para saber como lidar e o que pensam as pessoas dessa idade”, disse Angélica.

Após a abertura da conferência, feita pelo secretário municipal de saúde, José Francisco de Souza Silva, onde ele explanou sobre a importância das conferências como a forma legítima de exercício pleno da democracia, o membro do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso, Dr. Rangel da Silva deu início à palestra.

Para o período da tarde estão programadas atividade cultural, trabalho em grupo, leitura das propostas e eleição dos membros do Conselho para o biênio 2008/2010.

Políticas públicas para o idoso

Durante o evento foram expostas as políticas públicas do município de Jacarezinho, cuja população acima de 55 anos é de 6.220 pessoas. No âmbito da assistência social o município tem o passe livre estadual, gratuito para idosos carentes. Com ele as pessoas acima de 60 anos, garante passagem livre para outras cidades do Paraná, a mesma secretaria também é faz o trabalho de auxílio no processo de aposentadoria e o passe livre municipal, que permite às pessoas com mais de 60 anos, que possuem a carteirinha retirada gratuitamente na Prefeitura, utilizar o transporte público sem custo algum.

As Academias da Terceira Idade ainda são outro ponto-chave da política municipal de assistência ao idoso. Montadas exclusivamente para esse público já atendeu em 3 meses de funcionamento, mais de 100 idosos gratuitamente.