Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 02/04/2008 18:49 | Autor: Dep. de Comunicação

Jacarezinho comemora 108 anos com marco na história do município

O aniversário de 108 anos de emancipação política de Jacarezinho, neste 2 de abril, teve início às 7h da manhã com a entrega de um grande presente ao município. O lançamento da pedra fundamental do Instituto Federal do Paraná, um marco da administração 2005/2008, reuniu professoras e diretoras da rede municipal de ensino, os vereadores José Isaías Gomes – Zola, Vicente Estanislau, Diogo Biato Filho, Marcos Colosso e José Roberto Rocha além dos secretários municipais de educação, Laura Lemos; planejamento, Nelson Paulino; desenvolvimento econômico, Nádia Cussolin; desenvolvimento urbano, Edson Jackson; finanças, José Antonio Anghinoni e os diretores de educação, Maria Augusta Aguiar e agricultura e pecuária, José Antonio Costa. Estavam presentes também Pedro Pacheco, assessor da diretoria da Escola Técnica do Paraná, o professor Irapuru Haruo Flórido, membro do grupo de trabalho de implantação dos Institutos Federais e a assessora de imprensa da Escola Técnica, Celsina Favorito.

Na cerimônia, Pacheco reiterou os votos de que a instalação do Instituto em Jacarezinho seja o início de um trabalho profícuo em prol da educação. “Não há um lugar onde o Instituto tenha sido implantado e que não tenha prosperado e nós esperamos que a unidade de Jacarezinho seja a mais próspera do Paraná”, disse.

O advogado, Dr Celso Rossi, destacou a grandiosidade do Instituto para a história do município e comparou o feito desta gestão com a implantação do sistema de água encanada em Jacarezinho, que deu ao prefeito João de Aguiar (década de 40) o estigma de bom administrador. “Se a prefeita Tina tivesse trazido apenas o IFET para Jacarezinho já seria o grande feito desta administração, mas ela fez muito mais”, disse Rossi.

Após a fala do vereador Beto Rocha, a prefeita Tina Toneti usou a palavra. Ela contou emocionada sobre o trabalho necessário, iniciado no final de 2006, para trazer para Jacarezinho o Instituto que estava praticamente definido que iria ser instalado em Santo Antonio da Platina, por levar o título de cidade pólo regional. Foi necessário muito esforço em equipe, contatos insistentes com o Ministério da Educação, o ministro Fernando Haddad e presidente Lula para que nos últimos momentos o município entrasse para a lista dos 150 que foram contemplados com a instalação de um IFET.

Segundo a assessora de imprensa da Escola Técnica do Paraná, Celsina Favorito, depois de construído, o IFET gerará mais de 100 novos empregos que anualmente representam uma quantia de R$ 2 milhões a mais para a economia do município. Além disso os trabalhos desenvolvidos dentro da Instituição irão beneficiar toda localidade e região devido a mais esse pólo de produção de conhecimento.

Para que as obras possam começar ainda em julho deste ano, é preciso ainda que a Câmara aprove o projeto de lei que doa o terreno, localizado próximo ao Ginásio de Esportes, à União.