Publicado em: 07/04/2008 16:43 | Autor: Dep. de Comunicação

Entregue primeiro trator solidário em Jacarezinho

Prefeitura de Jacarezinho, SEAB, Emater e Banco do Brasil tornaram possível um sonho da família dos pequenos produtores, Francisco Moraes e Celso Alcântara, que receberam hoje, 7, a chave do primeiro trator, no município, do programa Trator Solidário.

O programa do Governo do Estado teve início em agosto de 2007 e até o momento beneficiou 1.050 famílias.

Segundo o produtor Celso Alcântara, que tem uma propriedade de 44 alqueires no bairro Monjolinho, esse é o primeiro trator da família em 46 anos. “Nós nascemos na roça e nunca tivemos um trator nosso”, disse Celso. Sem o equipamento era preciso adaptar carroças ou um burro para fazer o serviço.

O chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Bruno Grandi, salientou o aspecto inclusivo do programa que proporciona aos pequenos produtores a aquisição de maquinário com preços acessíveis, dois anos de carência e pagamento em dez parcelas. “O programa fez a indústria enxergar a agricultura familiar”, afirmou Grandi.

Para o diretor do departamento de agricultura e pecuária da Prefeitura de Jacarezinho, José Antonio Costa, foi “muito gratificante” fazer a entrega. “O objetivo do departamento é fazer um elo entre as entidades rurais do município”, elo que possibilitou a realização deste evento hoje.

A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti, se comoveu com a entrega por ter presenciado a dificuldade dos tios quando tentaram adquirir um trator em uma época em que os governos não olhavam os pequenos produtores. “Eu costumo dizer que a terra é a nossa mãe e os produtores familiares são nossos pais, pois são eles que plantam e colhem da terra o seu sustento, que é o alimento das outras famílias”.

Acima de tudo o programa atinge um de seus objetivos que é dar a possibilidade do produtor permanecer no campo dignamente.