Publicado em: 10/04/2008 16:32 | Autor: Dep. de Comunicação

Em breve Jardim São Luiz terá novo posto de atendimento médico

Já está em construção a nova sede do posto de saúde do Jardim São Luiz. Com o novo prédio o atendimento deve ficar ainda melhor. Segundo o secretário municipal de saúde, José Francisco de Souza Silva, “quando os profissionais saem de uma estrutura precária [atualmente uma casa alugada e adaptada] e vão para um local apropriado dá mais possibilidades de fazer um atendimento melhor, mais eficiente”.

O novo posto será como o do Jardim Aeroporto, mas em escala menor. Terá atendimento odontológico e, para a equipe do Programa Saúde da Família (PSF), que tem um trabalho intensivo de conscientização com grupos de hipertensos e diabéticos, uma sala de reuniões, além dos procedimentos de enfermagem.

Os bairros atendidos com a obra, feita com recursos próprios do município, serão Vila Rosa, Jardim Castro e o próprio Jd. São Luiz.

Nova estrutura deve proporcionar uma melhora ainda maior no atendimento

Posto deve seguir os padrões do construído no bairro Aeroporto, mas em menor escala

Carro para o PSF

Uma das designações da equipe do PSF é visitar os pacientes em casa e atender as famílias no intuito da prevenção, recuperação e ações de promoção da saúde. Visando proporcionar uma maior mobilidade das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde adquiriu um carro UNO 4 portas, também com recursos próprios. A utilização do carro obedecerá uma escala feita entre as nove unidades de saúde.

Recursos próprios

Outra conquista da Secretaria Municipal de Saúde foi a compra de um aparelho que realiza exames bioquímicos. A máquina vai possibilitar à rede pública fazer exames de colesterol e triglicérides que eram terceirizados.

Governo Federal

O município recebeu ainda 9.000 kits de higiene bucal do Ministério da Saúde. O kit é composto por escova e creme dental e faz parte do “Programa Saúde na Escola”, que visa, em parceria com as secretarias de educação levar até as escolas ações educativas e preventivas em saúde bucal. Outros 22 municípios do Paraná também receberam o material que contém escovas infantis e adultas.

Ainda em parceria com o Governo Federal, através da 19ª Regional de Saúde, o município receberá uma verba mensal de R$ 2.023,35 para atendimento fisioterápico domiciliar. Uma das metas do projeto é uma recuperação mais rápida do paciente e um contato com o profissional de fisioterapia, proporcionando uma capacitação aos membros da família. Com o atendimento a domicílio poderá se evitar também o agravamento das patologias que poderiam ocorrer no transporte até os locais de atendimento.

Serão atendidos exclusivamente pacientes de baixa renda e sem condições de se locomover.