Publicado em: 15/04/2008 12:05 | Autor: Dep. de Comunicação

Diretor de Agricultura e Pecuária participa de reunião sobre café

O diretor do departamento de agricultura, José Antonio Costa, participou nesta terça-feira, 15, de uma reunião entre representantes do Banco do Brasil, Emater, Secretaria de Estado da Agricultura e municípios. O assunto foi o aumento na oferta de mudas de café para possibilitar a implantação efetiva do Programa de Revitalização do Café no Paraná paralelo ao Desenvolvimento Regional Sustentável.

O Programa, lançado em abril de 2007, tem como objetivos oferecer financiamento na área de plantio de café ao pequeno produtor e difundir a cultura como forma de diversificação da lavoura.

Segundo o coordenador estadual da cadeia café da Emater, Cilésio Abel Demoner, o Estado possui hoje 106 mil hectares de café plantado. “Esse número não pode abaixar, senão torna inviável a cultura”. O abandono na cafeicultura, gerado por algumas adversidades, dos anos 90 aos atuais, gerou uma desestruturação de toda cadeia, o que dificulta a rentabilidade da atividade.

Uma das metas é o plantio de 10 mil hectares de café por ano, no entanto, ela esbarra na falta de mudas para plantio. No entanto, um dos requisitos para obtenção do financiamento é que o produtor de qualifique tecnicamente, através de cursos e treinamentos que o tornem apto a conduzir de forma sustentável o café.

Em paralelo ao programa do governo do Estado, o Banco do Brasil desenvolve o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). A filosofia do DRS se baseia no tripé de desenvolvimento social, ambiental e econômico. De acordo com José Antonio Valente Dias, analista da superintendência estadual do Banco do Brasil, 144 municípios já adotaram o DRS, que é implantado através de uma série de ações.

Jacarezinho está adiantado em relação a outros municípios, pois já possui um viveiro. Segundo Costa, o próximo passo é o estabelecimento de um convênio com o Governo do Estado para a obtenção de sementes que se tornarão 80 mil mudas de café, disponibilizadas no viveiro municipal a um preço que deve variar em torno de R$ 180. Acessível em vista do valor cobrado no mercado, cerca de R$ 250.

Chefe do Núcleo Regional da SEAB, Bruno Grandi e José Antonio Costa