Publicado em: 16/04/2008 13:12 | Autor: Dep. de Comunicação

Teatro contra dengue ajuda na conscientização das crianças

A Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de vigilância sanitária, está lançando mão de uma nova estratégia de conscientização contra a proliferação do mosquito da dengue: o teatro. Alunos das escolas municipais, estaduais e particulares vão receber nos próximos dias o “mosquito da dengue” para encenar e ensinar aos alunos como prevenir que a doença chegue a Jacarezinho.

Nesta quarta-feira, 16, os alunos de 1ª a 4ª série das escolas João de Aguiar e Profª bIsmênia de Lima Peixoto foram os primeiros a assistir a peça que faz parte de uma série de ações da Secretaria de Saúde que incluem palestras, com posterior confecção de cartazes, arrastões e passeatas.

Sobre a peça

O teatro se deu a partir de uma parceria entre os departamentos municipais de vigilância sanitária e de cultura. A atriz, formada pela Escola Municipal de Teatro de Londrina e responsável pela Cultura, Aline Sales, escreveu o texto que é encenado pelo ator Diogo Igor Cesário. Na peça, ele interpreta dois personagens, o mosquito da dengue e o agente sanitário.

Na primeira parte, o mosquito Aedes Aegypti descobre um quintal cheio de latinhas, pneus, garrafas e plantas acumulando água e se muda para a “nova casa”. Ele convida, por celular, os amigos Dedé (em referência a Aedes) e a namorada “Dengosa” para habitar este lugar que diz gostar tanto. Quando sai de cena o mosquito entra o agente sanitário que se assusta com a situação do local. Ele faz uma breve explanação sobre a necessidade da prevenção, entrega panfletos informativos e convida crianças do público para ajudá-lo a fazer a limpeza do ambiente.

Com a saída do agente, retorna o mosquito que ao ver tanta limpeza percebe que ali ele não pode ficar.

Mosquito da dengue fazendo o reconhecimento da área. "Adoooro pneuzinho"

- "Quando regarem as plantinhas deixem muuuuita água", mau aconselha o mosquito

Interação com a platéia serve como forma de envolver e despertar atenção

Na escola "Ismênia" a mesma receptividade