Saúde

 

Publicado em: 21/04/2008 10:18 | Autor: Marcos Jr.

Município pretende vacinar 3.800 idosos contra a gripe


Whatsapp

 

 A solenidade contou com a presença do Secretário de Saúde, Francisco da Silva, o diretor da Epidemiologia, Francisco Alingeri Junior, o bispo Dom Fernando, vereador Wilson Ferreira (PMDB),  e a presidente voluntária da entidade, Ana Brum.

 “Esperamos atender 100% das pessoas acima de 60 anos”, destaca Francisco Alingeri Junior. Estão na lista aproximadamente 3.800 idosos para vacinação no município. No asilo estão 71 pessoas que recebem todo tipo de atendimento. A presidente Ana Brum destaca que a entidade precisa de ajuda para se manter, pois a verba que recebe é apenas para pagar os funcionários e comprar uma parte da alimentação. “Sempre estão chegando idosos e já estamos acima da capacidade. Precisamos que os poderes públicos e a população nos ajudem para termos como atender a todos que estão aqui”, complementa.

A vacina da gripe é produzida a partir do vírus inativo e fracionado, ou seja, ele promove imunidade. “É importante destacar que a gripe não é um resfriado comum. Ela é causada pelo vírus que trás sintomas graves”, lembra diretor da Epidemiologia.

“É um orgulho de trabalhar com esta campanha, pois é bem elaborada pelo Governo Federal”, argumenta o Secretário de Saúde.

A vacina normalmente é aplicada em abril, por depois de dois meses estar com todos os anticorpos necessários. Neste período começa o inverno e os casos são maiores. Em Jacarezinho as sete unidades de saúde (Aeroporto, Jardim São Luiz, Marques dos Reis, Parque Bela Vista, Vila São Pedro e no posto Central) estão funcionando normalmente para atender a toda população até dia 9 de maio.

A média das campanhas de vacinação é de 70% em Jacarezinho. Nos últimos dois anos a média chegou a mais de 82%. Neste ano a expectativa é que a vacinação atenda a todos os idosos.