Publicado em: 15/05/2008 17:13 | Autor: Marcos Brito

Jacarezinho é sede de Fórum de Desenvolvimento Sustentável Regional

Representantes de 47 municípios que integram a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, Amunorpi e Associação dos Municípios do Norte do Paraná, Amunop, se reuniram nesta quinta-feira, 15, no auditório da Faculdade Estadual de Direito da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Uenp, para participarem do “1º Fórum Regional de Desenvolvimento Regional Sustentável”. Durante todo o dia, técnicos das secretarias de Desenvolvimento Urbano, Sedu e Secretaria de Planejamento, Seplan, debateram os caminhos que a região deve seguir para promover seu crescimento. Segundo o presidente da Amunorpi, Jorge Siqueira, prefeito de Jaboti, o Fórum teve características regionais que contribuirão sobremaneira para a efetivação de projetos empresariais e industriais na região. Para o prefeito José Fernandes da Silva, de Bandeirantes e representantes do presidente da Amunop, José Delanhol, os caminhos para se promover o desenvolvimento sustentável, passa necessariamente pela participação de todos os segmentos da comunidade.

“Não há risco de erramos com um evento neste padrão. Comprometo-me em encaminhar dentro da Assembléia Legislativa o que for decidido aqui em Jacarezinho”, destaca o Deputado Estadual Luiz Eduardo Cheida. O Fórum foi aberto com uma palestra do Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento do Paraná (SEDU), Wilson Bley Lipski. Ele comentou a Contextualização dos Trabalhos do Fórum. Em seguida, técnicos do Ipardes comentaram a Realidade Sócio-Econômica da Meso-região. Os Indicadores de Desenvolvimento foi tema da palestra do diretor do Sebrae, Odemir Capello. A Emater/PR também participou do evento, apresentando o Desenvolvimento Territorial. A Secretaria de Planejamento, uma das organizadoras do Fórum trouxe uma palestra sobre a Construção de uma Política de Desenvolvimento Regional, com o Secretário Enio Verri. O deputado Luiz Cláudio Romanelli realizou uma palestra sobre “O que é um Fórum Permanente de Desenvolvimento”.

Conforme o deputado, “a intenção é a identificar e encontrar uma solução para a exclusão que atinge uma desde o Rio Tibagi até o Rio Paranapanema (área da AMUNORPI e AMUNORP). Esta região tem aproximadamente 600 mil habitantes e apenas onze mil tem curso superior, temos que mudar esta realidade”, enfatizou Luiz Cláudio Romanelli. A palestra magna do Fórum de Desenvolvimento Regional Sustentável foi ministrada pelo prefeito de Jundiaí do Sul, o ex-ministro de Comunicações, Joel Marciano Rauber. O tema “Transformando o Perfil Econômico do Norte Integrado”, sugeriu uma série de medidas para desenvolver a região e foi elogiado pelos presentes. “As duas microrregiões são irmãs gêmeas e estão inseridas no mesmo propósito de desenvolvimento. Amunorpi e Amunop é uma só região”, observou o prefeito de Jundiaí do Sul. Joel Rauber. Ainda durante o Fórum, cinco grupos temáticos com os temas Saúde, Educação, Agricultura, Questão Ambiental e Desenvolvimento Econômico Industrial/Ferroviário e Turismo elencaram uma série de propostas para a formatação do documento final do Fórum, que será oficializado nos próximos dias. Cada tema foi debatido por um técnico especifico. “É necessário que os prefeitos e os vereadores de todos os municípios assumem as responsabilidades que o fórum está propondo”, concluiu o presidente da Amunorpi, Jorge Domingos Siqueira.

Participaram da solenidade de abertura os deputados estaduais Luiz Cláudio Romanelli, Luiz Eduardo Cheida e Enio Verri. Além do presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi) e prefeito de Jaboti, Jorge Domingos de Siqueira e o prefeito de Bandeirantes José Fernandes da Silva, representando o presidente da Associação dos Municípios do Norte do Paraná (Amunop), José Delanhol, prefeito de Nova Fátima além dos chefes do Executivo de Japira (Renato Custódio), Cambará (José Haggi Neto), Ribeirão Claro (Francisco Molini), Carlópolis (Isaac Tavares), Jundiaí do Sul (Joel Rauber), Ribeirão do Pinhal (Moacir Lataliza), Santana do Itararé (Élcio Vidal), Figueira (Geraldo Molina), Guapirama (Eduí Gonçalves), Rancho Alegre (Dalvo Moreira) e os vereadores jacarezinhenses Wilson Ferreira e Marcos Colosso. A prefeita de Jacarezinho, Tina Toneti não participou do evento, por questões de saúde.