Publicado em: 16/05/2008 14:16 | Autor: Dep. de Comunicação

Prefeitura de Jacarezinho firma convênio em prol da área rural

Uma parceria que vem trazendo desenvolvimento ao meio rural em Jacarezinho teve garantida a sua perenidade na tarde desta quinta-feira, 15. A Prefeitura Municipal renovou o convênio que garante um repasse de R$ 35 mil durante o ano de 2008 ao Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/PR). Este recurso viabiliza as ações do Instituto e é aplicado através de um Plano de Trabalho, cujas prioridades são definidas pelos próprios agricultores, que atuam através do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

O convênio vai contemplar os serviços de assistência técnica e extensão rural em 16 comunidades. São elas: Ouro Grande, Serra Grande, Água Quente, Água Seca, Água Feia, Pedra Rajada, Oásis, Cachoeira, Monjolinho, Posto Agropecuário (o Campo da Experiência), Pinhalzinho, Dourado, Água da Prata, Banco da Terra – Grupo Trabalhista, Vila Rural Novo Texas e Brejão.

Este convênio é, acima de tudo, um trabalho de união de esforços em prol do desenvolvimento da agropecuária e da fixação do homem no campo. Estão envolvidas 10 entidades que devem beneficiar, só em 2008, 445 dos 694 agricultores familiares, trabalhadores rurais, empresários, jovens e mulheres rurais de Jacarezinho.

Segundo o agrônomo e técnico da Emater, Rômulo Madureira Faria, que trabalha com o meio rural de Jacarezinho há 20 anos, as três maiores culturas no município são bovinocultura de leite, olericultura (tomate e pimentão), citricultura (tangerina ponkan). A apicultura (jataí – abelha sem ferrão) tem ganhado força no município e projetos a longo prazo de plantio de eucalipto e cultivo de laranja.

De acordo com o gerente regional da Emater, Sidney Barros Monteiro, dos 23 municípios pertencentes à regional de Santo Antonio da Platina, 18 firmaram convênio com a entidade. Segundo Monteiro o órgão é responsável por aplicar os programas do Governo do Estado por prestar serviços de assistência técnica na área rural dentro dos municípios. Ele afirma que os convênios, pelo seu caráter de união de várias entidades em torno de um objetivo comum, vêm direcionar as ações e projetos de acordo com a realidade local. “Quando o município firma o convênio desfruta de uma estrutura que abrange todo o Paraná e que seria difícil para a própria Prefeitura construir”, disse o gerente.

Estiveram presentes membros do Conselho para que, segundo o diretor do departamento municipal de agricultura, José Antonio Costa, eles pudessem participar e estar cientes sobre o conteúdo do convênio.