Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 26/05/2008 13:36 | Autor: Marcos Brito

UENP promove Encontro Regional de História

O Departamento de História da Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, promoveu recentemente, o XI Encontro Regional de História da Associação Nacional de História (ANPUH). Realizado no auditório da Faculdade de Direito do Norte Pioneiro, o Encontro Regional foi aberto pelo Reitor da UENP, Dom Fernando Penteado e pela diretora da Fafija, Ilca Maria Setti e reuniu cerca de 300 alunos e convidados de toda a região e de outros Estados. Dom Fernando destacou a importância do estudo de História para a humanidade. “Povo sem história é povo sem vida, sem existência”, observou o reitor da UENP. Para a diretora da Fafija, a presença de centenas de estudantes no encontro, demonstrou o interesse dos alunos e dos convidados pelos temos que foram propostos.

De acordo com Ilca Setti, o objetivo do XI Encontro Regional de História da ANPUH, Seção Paraná, foi o de discutir a importância do Patrimônio Histórico no século XXI. “Na sociedade contemporânea há um excesso de informações: elas saturam a forma de conhecer o mundo. Não ocorre uma lenta assimilação daquilo que é transmitido pelos vários meios de comunicação”, afirmou a diretora. Para o professor Mário de Andrade, idealizador do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a consciência nacional estava no conjunto de práticas e representações que faziam parte do patrimônio cultural. “Portanto, é necessário que os profissionais da história se voltem para as questões da memória, do passado, do presente e do patrimônio material e imaterial, e procurem ressaltar que recuperá-los e preservá-los requerem ações que conectem a história à política: a memória deve ser entendida como um direito da população e, ao mesmo tempo, suporte de sua identidade. A preservação da memória e a do Patrimônio é a luta contra o esquecimento”, lembrou Mário Andrade. A ANPUH realiza a cada dois anos encontros como estes com o intuito de oferecer aos seus associados e profissionais de áreas de História, espaços onde possam apresentar e discutir os trabalhos que desenvolvem no âmbito das instituições de ensino (fundamental, médio ou superior) e nos grupos de pesquisa.