Publicado em: 26/05/2008 17:50 | Autor: Dep. de Comunicação

Agentes da Vigilância Sanitária recebem novos uniformes

Nesta segunda-feira, 25, trinta e oito agentes do serviço de campo do controle de endemias do departamento municipal de vigilância sanitária de Jacarezinho receberam um kit contendo um par de camisas brancas de algodão com a inscrição do departamento de vigilância sanitária e um par de calça jeans, uma botina e uma bolsa de serviço. Em 2005 a Secretaria Municipal de Saúde já havia feito uma entrega de uniformes e equipamentos, mas o kit de hoje inclui dois itens novos, um chapéu e um frasco de filtro solar fator 50 – que será reposto de acordo com a necessidade do agente.

O secretário municipal de saúde, José Francisco Souza Silva, destacou três fatores positivos da aquisição destes materiais. “As normas de segurança do trabalho prevêem que o empregador deve procurar amenizar os riscos à saúde dos funcionários e o sol acaba representando um risco”. Ele citou também que por ser um trabalho a campo gasta-se muita roupa e os uniformes suprem esse gasto além de trazer auto-estima. A segurança da população foi outro ponto ressaltado pelo secretário. “O uniforme facilita a identificação do agente”.

O diretor do departamento de vigilância sanitária, Edemilson Gomes da Silva complementou o caráter de segurança que o uniforme traz alertando à população que todos os agentes estão uniformizados, possuem crachá de identificação e percorrem sempre os mesmos bairros. “Os funcionários trabalham na mesma localidade para haver a identificação e proximidade com os moradores”, disse Edemilson. Os 12 estagiários integrados à equipe de controle de endemias deverão fazer as primeiras visitas acompanhados de agentes há mais tempo no serviço de campo.

Agentes da vigilância sanitária com o Secretário Francisco (centro) e o diretor Edemilson (direita)