Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 27/05/2008 16:18 | Autor: Dep. de Comunicação

Abertura das oficinas permanentes anuncia três vezes mais recursos para 2008

A abertura do projeto Oficinas Permanentes, que é uma realização da Prefeitura de Jacarezinho através do Departamento Municipal de Cultura, reuniu pais, imprensa, alunos e oficineiros para apresentações e um grande anúncio: Em 2008 serão investidos mais de R$ 115 mil. O projeto tem como objetivo proporcionar o acesso gratuito de crianças e jovens a várias áreas artísticas e disseminar a assim afastar as crianças da rua, aguçando a criatividade e criando também público para as manifestações culturais, tradicionalmente ricas no município, mas que estavam perdidas na História.

A quantia anunciada representa mais do que o dobro do investimento feito nos anos de 2006 e 2007 (primeiro e segundo ano do projeto respectivamente) quando foram aplicados cerca de R$ 30 mil que beneficiaram cerca de 500 pessoas.

As apresentações desta segunda-feira, 26, resumiram o que será levado a cada uma das dez escolas municipais através dos oficineiros. O instrutor de piano Heriberto de Souza também apresentou três músicas ao teclado e mostrou sua versatilidade tocando do romântico à jovem guarda. O mestre Adauto, que participa do projeto desde o início, entrou duas vezes no palco, para uma demonstração do maculelê (dança afro-indígena com origem na fase da escravidão) e para um roda de capoeira.

O destaque maior foi a oficina de Hip Hop inserida neste ano devido à demanda dos jovens. Ela será ministrada pelo grafiteiro e MC, Marcos Cleto, que demonstrou um pouco da sua habilidade grafitando ao vivo um painel com cada uma das sete áreas oferecidas (artes plásticas, ballet, capoeira, hip hop, piano, teatro, violão) e a frase: Cultura e Arte para Todos. O movimento hip hop que é composto de 4 elementos - música/rima, DJ, grafite e dança – foi representado também pelos garotos do grupo Conection 77, da Vila Setti. Eles cantaram três músicas com o apoio do DJ Welk Daniel.

Após a apresentação dos oficineiros, o artista plástico, Juscelino Biagini, elogiou o projeto e ressaltou que “mais do que formar artistas, o projeto forma cidadãos”.

A diretora municipal de cultura, Aline Sales, enfatizou que com os investimentos de 2008 as oficinas vão estar mais perto dos alunos. “Este ano foi possível descentralizar as oficinas e levar para todas as escolas, assim os pais não vão precisar mais ficar preocupados em saber onde estão seus filhos, pois eles vão estar perto de casa”, destacou a diretora. Ela também agradeceu o apoio de diretoras, coordenadoras e professoras que além de ceder o espaço incentivam o projeto.

A Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esportes completou a importância do projeto dizendo que “não existe educação sem arte”.

SERVIÇO

As inscrições podem ser feitas diretamente nas escolas municipais ou no Departamento Municipal de Cultura (antigo Hotel Municipal).

Telefone: 3911-3024

Para o violão já existe lista de espera e no Ballet a idade máxima é de 14 anos.

Fotos: Alfredo Jorge