Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 24/06/2008 08:19 | Autor: Dep. de Comunicação

Jacarezinho alcança meta estimada para 2013 na Educação

Os novos números de Jacarezinho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no sábado, 21, demonstram um salto evolutivo no município de até dez anos.

Em um período de dois anos, a equipe da Secretaria Municipal de Educação foi capaz de reverter um quadro desfavorável no setor de ensino investindo em todos os aspectos da educação, desde qualificação dos professores à merenda escolar.

O índice tem como base a avaliação feita no final de 2007 e leva em consideração dados da Prova Brasil, aplicada a alunos da 4ª série daquele ano, e do Censo Escolar que abrange uma série de dados como infra-estrutura, formação e qualificação dos professores, merenda escolar, evasão, número de alunos em sala, material pedagógico entre outros que influenciam no rendimento escolar dos alunos.

O desempenho geral da rede municipal de ensino ficou em 4,1, meta projetada pelo MEC para ser atingida em 2013. No entanto os números individuais das escolas do município demonstram que em alguns estabelecimentos esta meta superou inclusive números esperados para 2017, como é o caso das escolas Dina Tereza da Silva e Ismênia de Lima Peixoto.

Para a Secretária Municipal de Educação, Laura Lemos Gomes do Amaral, esses números representam o esforço desenvolvido pela Secretaria para melhorar em todas as áreas e refletem mais precisamente as atividades que a atual administração vem promovendo em prol da educação durante os últimos três anos. “Em 2005 foi um período de organização, nós estávamos ‘arrumando a casa’, nos mudando para o Hotel, preparando o ambiente para poder trabalhar com qualidade”.

As mudanças

A secretária revelou informações e números que possuem ligação direta com os avanços obtidos. Em 2005 o município possuía doze escolas sendo apenas três em prédios próprios e as demais em dualidade administrativa (Estado e Município ocupando o mesmo prédio). Atualmente o quadro se inverteu. Das dez escolas municipais, oito possuem prédio próprio e apenas duas funcionam em prédios do Estado. Uma reviravolta se deu também no quadro de professores. De 240 em 2005 passou para 320 sendo que desses, mais da metade são pós-graduados enquanto em 2005 cerca de 45% deles possuía a graduação.

O município tem investido também em formação continuada, promovendo cursos com autores dos livros adotados em sala de aula, que auxiliam no processo de ensino levando-se em consideração que as professoras, em conjunto com coordenadoras, diretoras e equipe pedagógica, têm a liberdade de desenvolver o método de acordo com as peculiaridades de cada escola e bairro onde está localizada.

Inagurações

Entre as escolas que alcançaram o nível estimado para 2017 estão Ismênia de Lima Peixoto, que ganhou um novo prédio em 2006, visto que as crianças da educação especial estudavam na garagem dos carros. A outra, Dina Tereza da Silva, no distrito de Marques dos Reis, será inaugurada no dia 30 de junho.

Escola Profª Maria Tereza de Andrade Quevedo. Melhorias na calçada, pátio externo e quadra onde havia nada

No CMEI Raio de Sol a capacidade de alunos vai dobrar com a ampliação de salas, construção de cozinha e banheiros

Profª Ismênia de Lima Peixoto. Primeira escola desta administração. Em breve vai se tornar um CMEI.

Profª Vera Cecília Lamin ganhou telhado novo, pintura interna e externa, 3 novas salas e 2 banheiros

Contratação de 80 professores desde 2005 tanto para escolas como creches