Publicado em: 05/08/2008 09:23 | Autor: Dep. de Comunicação

Campanha contra a rubéola chega à Prefeitura

Agentes do departamento de vigilância epidemiológica visitaram a Prefeitura de Jacarezinho nesta terça-feira, 5. A enfermeira, Suelene Manfré Francisco de Oliveira, o estagiário da Faculdade de Bandeirantes, Alex Rodrigo de Cerqueira e a voluntária Selma de Jesus Nogari, portando agulhas e seringas passaram por todos os setores vacinando e informando as pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos. A ação faz parte da estratégia do departamento para a campanha “Brasil contra a rubéola”.

Além de cartazes explicativos afixados nos pontos de maior fluxo de pessoas na cidade explicado as formas de transmissão, sintomas e efeitos da rubéola uma equipe do departamento está realizando visitas nas empresas onde há grande concentração de pessoas com idade mais propensa à contaminação. A primeira vacinação em massa ocorreu na Cargill Alimentos, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), realizada por esta empresa. Foram imunizados 840 funcionários. Na agenda constam ainda visitas à BBA, previsão de vacinar 58 pessoas nesta quinta-feira, 7; Dallon Metais, 46 funcionários no dia 8. As usinas Da Calda e Jacarezinho terão três dias de atenção, cada uma, para vacinar um total de 2.207 pessoas.

A abertura oficial da campanha nacional será na sexta-feira, 8, com uma carreata saindo do Posto de Saúde Central. No caminhão do Corpo de Bombeiros estará a personagem grávida portadora da doença. A figura foi escolhida por representar o público com o maior risco de seqüelas. Bebês infectados no útero podem nascer surdos, cegos, com má formação ou em casos extremos, morrer.

Para ampliar o acesso à vacinação os postos de saúde vão atender das 8h às 17 horas nos sábados, 9 e 30, sem intervalo para o almoço. No dia 9 também haverá vacinação contra poliomielite nas crianças menores de 5 anos.

João Paulo, do departamento de Patrimônio