Publicado em: 22/09/2008 15:01 | Autor: Dep. de Comunicação

Prefeita se reúne com donos de trailers

Donos e funcionários de trailers de lanche de Jacarezinho estiveram nesta manhã em reunião com a prefeita, Tina Toneti, para falar sobre a situação dos carrinhos. No encontro a prefeita deixou claro que não pretende prejudicar ou tirar o sustento de nenhum deles, explicou o porquê da não renovação do alvará de funcionamento e ressaltou a importância da adequação destes estabelecimentos às normas da Vigilância Sanitária, que se baseiam em legislação federal.

Outra reunião com este objetivo já havia sido realizada em 2006 e no ano passado, a pedido da prefeita, a Vigilância Sanitária fez uma pesquisa coletando informações sobre a quantidade de trailers e a infra-estrutura em que eles se encontram. Na mesma ocasião foi pesquisada a opinião dos proprietários sobre uma possível mudança para um local adequado, iniciativa do Executivo, que depois de aprovação pela Câmara se tornou Lei Municipal cujo objetivo é trazer segurança aos clientes desses estabelecimentos e regularizar a situação dos comerciantes.

Claudio Vinicius da Silva Coelho, dono de um trailer há 15 anos, é um dos que está aproveitando a oportunidade de regularizar seu estabelecimento. Ele foi o primeiro a dar entrada nos documentos necessários para obtenção gratuita do terreno onde irá construir uma nova lanchonete, dentro dos padrões de segurança e sanidade. “Eu resolvi aproveitar porque a Prefeitura já está dando o terreno, cabe a mim me encaixar e fazer a coisa certa. Vai ser bem melhor pra mim e para os meus clientes”, conclui Coelho.

Alvará

Todo e qualquer estabelecimento comercial fixo, para ser considerado regular, precisa obter junto à Prefeitura um alvará de funcionamento. Como na maioria das cidades do país, ele só é expedido mediante a apresentação de alguns documentos, entre eles licença do Corpo de Bombeiros e a licença sanitária. Algumas das exigências são a disponibilidade de dois banheiros, água encanada, azulejos na cozinha, depósito para materiais de limpeza, entre outras.