Educação, Cultura e Esportes

Publicado em: 30/10/2008 09:36 | Autor: Dep.Comu./Sec.Mun.Educ.

"Amizade sem Fronteiras"

Nesta data ocorreu o fechamento de um projeto idealizado pela Professora Isabel Cristina Cândido Melo, cujo tema foi “Intercâmbio Cultural”, desenvolvido no 3º bimestre com a duração de dois meses.

Os objetivos do projeto foram: proporcionar aos alunos das duas escolas a oportunidade de conhecer novas realidades, desenvolver a socialização, respeitar e valorizar e valorizar culturas diferentes, desenvolver a criatividade, trabalhar ética e cidadania.

Este trabalho se desenvolveu através da escrita de cartas diárias e correspondência entre os alunos da rede pública (zona rural) e da rede particular de ensino, proporcionando oportunidade de trocas de informações de todos os tipos e principalmente acadêmicos, envolvendo conteúdos programáticos do 3º bimestre, de forma interdisciplinar como: leitura, escrita, produção de texto, diálogo, interpretação, literatura, localização geográfica, distâncias, divisas, agricultura, pecuária, moradia, reforma agrária, etc.

Através deste intercâmbio cultural os alunos perceberam que existem muitas coisas diferentes em suas realidades, mas também muitas em comum, e a que mais chamou atenção foi o fato das duas escolas oferecem aulas de xadrez.

A partir daí se formou uma grande equipe para a concretização do projeto que foi batizado com o nome “Amizade Sem Fronteiras”, contando com acoloboração da equipe pedagógica das duas escolas, professores de Educação Física e de Xadrez, e estagiárias da FAEFIJA.

A Escola Municipal Profª Ruth Pimentel Rocha recebeu nesta os alunos do Colégio Alpha de Educação para a seguinte programação: abertura do evento com apresentações artísticas, campeonato amistoso de Xadrez, entrega de certificados, lanche compartilhado e oficina de artes na sala da 3ª série.

Os alunos receberam de presente de presente tabuleiros de xadrez confeccionados pelos alunos do Colégio Alpha de Educação.

Desta forma encerrou-se mais um projeto pedagógico, com a certeza de que todos envolvidos saíram com uma experiência maravilhosa para a formação acadêmica, com uma aprendizagem significativa e motivadora, tornando-os seres humanos melhores e mais felizes.