Geral

Publicado em: 17/03/2011 08:31 | Fonte/Agência: Departamento de Comunicação Prefeitura / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira | Autor: Rômulo Madureira

Palestra leva 100 mulheres à Câmara

Organizada através de parceria entre a Câmara e a Prefeitura Municipal de Jacarezinho, a já tradicional palestra em comemoração ao Dia Internacional da Mulher reuniu no início da tarde de hoje 100 pessoas na sede Câmara Municipal, em público majoritariamente feminino. A palestrante convidada foi Antonia Passos de Araújo, membro da Comissão Executiva do Partido dos Trabalhadores (PT) do Paraná e assessora da senadora Gleise Hoffman, que abordou o tema "Mulheres: Conquistas e Desafios". O evento foi organizado pelas vereadoras Luciane Aparecida Alves e Maria Luiza Boberg e pela prefeita Valentina Toneti.
A prefeita Tina, que já havia parabenizado as mulheres jacarezinhenses através do site oficial do município no último dia 9, voltou a destacar as integrantes do gênero feminino que lutam diariamente contra diversas formas de violência. "Cada vez que chego para falar sobre este tema, me retornam todas as experiências dos meus 32 anos de vida, em que convivi com mulheres fantásticas. A primeira delas foi minha mãe, professora de uma classe multiseriada da zona rural, que foi uma das primeiras a dirigir uma moto quando todos diziam que isso era coisa para homem. Além do mais, ajudava meu pai com as verduras na feira, fazendo de sua vida um exemplo de disposição", disse. Visivelmente emocionada, Tina rememorou de sua época escolar, em que professoras de instituições públicas a foram encaminhando para o início de uma consciência como cidadã. "Mas foi só perto da faculdade que consegui entender como um todo o sistema neoliberal em que vivemos. Ao entrar na faculdade, percebi meu desconforto com a forma que alguns tinham de 'zoar' com os outros e descobri que isso se chamava preconceito. Incomodada, me encontrei no movimento estudantil, depois no movimento feminista e, finalmente, na política", explanou Tina, que concluiu compartilhando sua revolta referente à ocupação de cargos políticos por mulheres. "Em um país como o Brasil, em que mais da metade da população é mulher, é inadmissível que só 30% dos cargos sejam ocupados por elas. Avançamos muito, mas precisamos prosseguir lutando todos os dias", finalizou. A Semana da Saúde da Mulher, com exames preventivos, está programada para Abril.
Antonia Passos de Araújo iniciou sua fala contextualizando historicamente a luta das mulheres, desde a época em que os homens pensavam que os filhos eram provenientes de Deus e que eles nada tinham a ver com a procriação. "A partir do momento em que a humanidade vai entendendo a reprodução, inicia-se a repressão masculina, que obriga as mulheres a ficarem em casa para terem a garantia que os filhos sejam deles", comentou. A assessora também incentivou a inserção de mais mulheres para cargos eletivos, citando o exemplo da Argentina, que já tem vagas reservadas para o gênero. "Essencial nos lembrarmos também que para que pudéssemos estar aqui hoje discutindo nesta sala, foram preciso centenas de anos de lutas de mulheres contra o sistema hegemônico e machista. Para a prefeita ser eleita, as vereadoras, a senadora, muitas mulheres sofreram e se rebelaram contra a repressão política. Não faz muito tempo que as mulheres não podiam nem ir à missa sozinhas, quanto mais discutir política sem os maridos. E política acaba decidindo todos os assuntos, se o preço do remédio sobe ou desce, quanto vai ser investido na Saúde e Educação", disse. Antonia também falou sobre as conquistas do direito ao voto, legalização do divórcio, parto humanizado e da pílula anticoncepcional, que deu o direito às mulheres controlarem quando querem ter filhos, concluindo sua palestra com a frase que Dilma Roussef disse em sua posse "Sim, as mulheres podem".
A vereadora Luciane Alves abriu a palestra agradecendo a presença de todas as mulheres presentes, integrantes de diversos órgãos da sociedade civil, como Comfibra, Professoras Municipais e Estaduais, Câmara da Mulher Empreendedora, Movimento Sem Terra, Mulheres do Oasis, Provopar, Assistência Social, entre outras. Luciane foi a vereadora mais votada nas últimas eleições e presidente da Câmara no ano retrasado e falou um pouco sobre a importância em termos na conjuntura atual mulheres de fibra como a prefeita Tina, senadora Gleise e a presidente Dilma, para não citar todas as outras mulheres presentes na política e demais instituições.
A vereadora Maria Luiza Boberg, que também presidiu a casa no ano passado, classificou a palestra como uma oportunidade ímpar de discutir, conscientizar e trocar conhecimento entre as jacarezinhenses, aproveitando para se confraternizar em comemoração a um dia tão importante. Maria Luiza aproveitou para anunciar também o Encontro das Mulheres de Negócios em Curitiba, que acontece na sexta-feira que vem, dia 25, às 8h no restaurante Madalosso. Um ônibus fretado pela Câmara da Mulher Empreendora de jacarezinho com 35 pessoas sai de Jacarezinho na véspera do evento.
A Miss Jacarezinho de 2010, Karysthen Maiara Martins Coelho foi convidada para prestigiar o evento e ressaltou o papel social da mulher contemporânea. "Acho essencial agruparmos todas as características femininas como um todo, sem menosprezar ou supervalorizar qualquer uma delas. A estética e a beleza feminina, integram essa série de qualidades, mas devemos prezar de maneira igual o valor do intelecto e a consciência cidadã. É preciso que os homens entendam isso e que nós mulheres exijamos tal reconhecimento", disse.

Departamento de Comunicação / Alfredo Jorge / Rômulo Madureira