Publicado em: 05/11/2008 13:53 | Autor: Dep.Comu./ Marcos Brito

-1ª Ficafé-


Whatsapp

 

 – O Ministro da Agricultura e Abastecimento, o paranaense Reinhold Stephanes abre nesta quinta-feira, dia 6, a 1ª Feira Internacional de Café, a Ficafé, no Centro de Eventos do Parque de Exposições de Jacarezinho. Segundo o presidente do Sindicato Rural Patronal de Santo Antonio da Platina, Paulo Buso, Stephanes antecipou sua visita a Ficafé, que estava marcada anteriormente para a sexta-feira, dia 7. Conforme Buso, a Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro promete ser a vitrine do melhor Café produzido no Brasil, inserindo a região do Norte Pioneiro no cenário mundial de comercialização. O Ministro Reinhold Stephanes participa do lançamento da marca territorial que ira definir a indicação de Procedências dos Cafés Especiais do Norte Pioneiro. Durante o evento, serão homenageadas várias personalidades que contribuíram para a realização da Ficafé.

A programação desta quinta-feira prevê a realização de rodadas de negócios, com a amostras degustadas e selecionadas no período da manhã. “É uma exposição iminentemente de negócios, onde vamos mostrar ao país e aos mercados internacionais que aqui se produz cafés de alta qualidade”, observou o consultor do Sebrae de Jacarezinho, Odemir Capelo. Para o presidente da Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro  do Paraná – Acenpp, Luiz Fernando de Andrade Leite, pela primeira vez na história do Paraná, um evento reúne no  mesmo ambiente, produtores, técnicos em  pesquisa, produção e comercialização, representantes de indústrias, autoridades e políticos para debatera atividade cafeeira, considerada uma das grandes alternativas econômicas para o desenvolvimento regional.

Ele destacou a maciça participação dos cafeicultores da região no evento e parabenizou o Sebrae pelo apoio. “A realização da 1ª Ficafé torna-se possível graças a um amplo programa setorial articulado entre as instituições existentes no estado e, principalmente à união dos produtores, congregados em torno de uma Associação”, comenta Luiz Fernando Leite. Planejada para atender especificamente aos produtores de Café, a Feira terá exposições de máquinas e equipamentos para a condução da lavoura cafeeira, colheita e processamento do café, limpeza, secagem e beneficiamento e empresas de insumos para a cafeicultura. No Centro de Eventos do Parque de Exposições de Jacarezinho haverá restaurante à disposição do público, serviços de telefonia e internet, além de vários estandes das empresas patrocinadoras.